Teste da falha finge ser o site da Apple | Clique para ampliar

Mais um dia, mais uma vulnerabilidade séria de segurança é descoberta em uma plataforma móvel. Dessa vez um buraco foi encontrado no iOS, sistema da Apple que roda nos iPods Touch, iPhones e iPads da empresa. Esse bug, descoberto pelo pesquisador David Viera-Kurz, faz com que uma URL legítima seja mostrado na barra de endereços, mesmo que a página aberta no navegador seja outra completamente diferente. É o já conhecido address spoofing.

Isso permite, por exemplo, que uma página fingindo ser de um banco ou de serviço de email seja aberta e mostre o endereço legítimo, que leva o usuário a acreditar que está na página certa e insira seus dados. A falha está especificamente na maneira como o Safari trata o método JavaScript usado para abrir uma nova janela. Aparentemente, ele pode receber e mostrar uma URL na barra de endereços enquanto que outra página é aberta.

Para ver a falha em ação, visite esse link de demonstração criado por David em algum aparelho rodando a versão 5 do iOS. Para quem não tem um, as páginas exibidas serão essas aí abaixo.

Segundo o pesquisador, a Apple foi notificada no primeiro dia do mês e a empresa admitiu que o bug existe dois dias depois. Mas na época essa falha foi identificada no iOS 5.0 e aparentemente não foi corrigida na versão 5.1, disponibilizada para os usuários no dia 7 de março.

A recomendação é a de sempre: evite clicar em links de sites que você não reconheça ou não confie. Ao menos até a os engenheiros de software da Apple descobrirem uma correção e a empresa liberar a atualização do sistema, o que não deve demorar muito.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados