Início » Gadgets » DVD de pedra promete guardar dados por até 1000 anos

DVD de pedra promete guardar dados por até 1000 anos

Avatar Por
Gravador de DVD de pedra: 5 mil dólares

Gravador de DVD de pedra: 5 mil dólares

Um disco de DVD comum, se for bem acondicionado livre de umidade e outros fatores climáticos externos pode durar, no máximo, até 30 anos de acordo com a OSTA (Associação de Tecnologia de Armazenamento Óptico). Alguns fabricantes alegam que a qualidade dos seus discos podem fazê-los durar entre 100 e 300 anos.

Mas uma empresa americana foi mais longe. A Cranberry promete que o seu modelo exclusivo de DVD, chamado de DiamondDisc, vai durar até 1000 anos sem se decompor. Segundo a empresa, o disco é feito de uma 'pedra sintética' que continua transparente depois de pronta, daí o nome diamond (diamante em inglês). A gravação de dados é feita diretamente na placa do disco, que é ultra-resistente e pode aguentar temperaturas de até 80ºC.

Cada unidade do disco custa US$ 35,00, mas é no gravador que está a verdadeira facada: ele custa US$ 4.995 e inclui 150 DiamondDiscs no pacote. Mas para quem não quer gastar com o equipamento, pode enviar até 4,7 GB de dados para a empresa que eles se encarregam de gravá-los em um dos discos de pedra e enviá-los para a casa do cliente.

Cliente esse que não estará vivo para saber se o seu disco realmente sobreviveu ao tempo que a Cranberry diz. [Wired]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alisson melo
não precisa jogar nada no youtube. quem não quer ter um DVD que dura 100 anos em casa?
Geraldo
Para vender este DVD é só fazerem uma propaganda relacionadas ao assunto e jogar no Youtube. Sucesso de vendas garantido!
Danilo Iannone
hahaha boa !
Rodrigo
Vou gravar minhas fotos e trabalhos em um desses e colocá-lo na arca em 2012, para que os sobreviventes lembrem do meu pequeno legado...