Início » Web » Política de privacidade do Facebook: sem “privacidade”

Política de privacidade do Facebook: sem “privacidade”

Por
5 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Você provavelmente não sabia mas na quinta-feira passada (15) o Facebook publicou uma possível mudança nos termos envolvendo a privacidade dos seus usuários. As mudanças foram colocadas no ar para que os membros da rede social opinassem sobre elas, dizendo se gostaram ou não e dando sugestões. A principal delas, e que desencadeou uma polêmica discussão, está no nome: os termos não são mais chamados de “Política de privacidade” e sim “Política de uso de dados”.

Outra das mudanças mais polêmicas foi o fato de que, a partir da data em que a nova política for efetivada, os seus dados poderão ser acessados por aplicativos mesmo que você não se conecte a ele. Se um amigo seu tem autorização para ver os seus dados e se conectar a um aplicativo no Facebook, os seus dados que o amigo tem acesso serão compartilhados com o app, queira você ou não.

Ainda nos novos termos estão novas sessões que dizem respeito aos programas disponibilizados pelo Facebook (como o Facebook Messenger para Windows) e a parte onde ele se referia aos perfis foram alteradas para “Timeline”. Já os serviços que a rede social descontinuou, como o Facebook Deals, foram retirados da proposta.

A proposta de mudança dos termos estava aceitando comentários até ontem, mas ainda não tem uma data para entrar em efeito. Segundo o que aponta a CNN, a versão alemã da proposta é a que recebeu mais comentários contrários à ela, com mais de 36 mil pessoas comentando “Ich lehne die Änderugen ab” que pode ser traduzido para “eu não aceito as mudanças”. A versão em português da proposta, disponível aqui, teve por volta de 50 comentários até a publicação desse post.

O que isso indica? O Facebook parece estar mais interessado em tratar os seus dados do que a privacidade dos seus membros, já que os controles continuam confusos e numerosos. Se isso é bom ou ruim, não arrisco dizer ainda. O Facebook tem cometido vários erros no passado, mas aprendeu com vários deles. Então dou o benefício da dúvida.

Mas você pode ver por si mesmo todas as alterações planejadas nesse arquivo em PDF (em vermelho, sublinhado) em inglês.

Mais sobre: ,
  • Gaba

    Então quer dizer que vou ter que bloquear minhas informações até pra meus amigos???

    Facebook, se joga, por favor!!

  • Paulo

    Cada vez antipatizo mais com esse Facebook… Continuo mantendo distancia.

    • bruno cabral

      Aqueles que falam mal do Orkut sentirão sua falta…
      Pelomenos lá seus dados são seus mesmo. Não da rede social.

      • Tio Z

        Sei lá, do jeito que reclamam de como a Google tem agora a política única de privacidade, iriam reclamar do mesmo jeito.

  • Fabio

    Faça uma pesquisa com todos os usuários da rede para ver quem se importa e quem não se importa. O Facebook está controlando as pessoas, a humanidade… só um idiota sem concepção pra não perceber isso.

    • Tiago Gabriel

      Estou pensando seriamente em sair fora de lá.

      • Tiago Gabriel

        Pra quem já se libertou do Windows… isso não vai ser difícil!

      • RClemente

        Você sai, mas seus dados ficam. Não tem jeito… já era… ; /

        • Tiago Gabriel

          Caramba! vou mudar de identidade e virar o 008.

          • bruno cabral

            Tem como extrair seis dados, basta matar seu perfil permanentemente
            http://www.facebook.com/help/contact.php?show_form=delete_account.

          • Tiago Gabriel

            Valeu pela dica, essa eu vou guardar!

          • Tio Z

            Vale lembrar que os dados não fazem “puff”. Só lembrar das fotos que ainda se encontram nos servidores do Facebook mesmo anos após serem deletadas.

            Como já disse o sábio: o que vai pra internet não some nunca.

          • Ou, como já disseram a décadas atrás, “O que acontece no Facebook, fica no Facebook. Permanentemente. Eu acho.”

  • Breno Caldeira

    Aí!! “Regaço” E o pessoal fazendo pití com os novos documentos da Google… O_o

    A verdade é que o Zuckerberg estava tendo dificuldades de implementar um sistema de privacidade decente e resolveu jogar tudo pra cima, abrir as pernas e as privacidades.

  • So vou dizer uma coisa 2012 é ano do fim do mundo e pelo visto a ERA DA ESCROTIDÃO já começou, o bundi lele ta sinistro e tudo hoje é share aqui share ali, permisão ? pra que hoje eu tenho tudo que preciso posso acessar seu endereço e sei até onde voce mora !!! meu quanto mais falamos em segurança mas ta evidente que estamos sem, internet não tem segurança alguma e quem controla seus dados tem a faca e o queijo na mão cuidado com o que voce usa no seu dia a dia.

  • rafael

    Preocupante. O pior é ver os comentários dos brasileiros, que na maioria estão preocupados só com o timeline e esquecem do que é mais importante.

  • Thiago

    Como já foi citado já comentou erros no passado e agora no presente, não será bem recebido isso outro do qual eles vão aprende rápido.

  • Qual o número do item da política de privacidade que menciona essa alteração no acesso de dados por aplicativos?

  • Concordo com esse controle… Mas o facebook acaba sendo só uma ferramenta dos realmente interessados no controle mundial.

    Não é atoa que o presidente dos Estados Unidos já se reuniu com Mark, Steve Jobs enquanto vivo, Bill Gates e demais…

    Que tipo de acordo eles selaram. só Deus sabe.

  • Meu deus quanta gente paranóica. O site tem controle sobre os dados que você colocou lá PORQUE QUIS. Eu não tenho problema com as pessoas saberem onde eu moro, só coloco lá dados que não me importo em serem compartilhados. E se quiser ser mais radical, basta não ter conta no facebook, e pronto, você está de fora do plano de dominação global. Aliás, melhor parar de usar a internet logo de uma vez.

    • “os seus dados poderão ser acessados por aplicativos mesmo que você não se conecte a ele. Se um amigo seu tem autorização para ver os seus dados e se conectar a um aplicativo no Facebook, os seus dados que o amigo tem acesso serão compartilhados com o app, queira você ou não. ”

      Pô! E aquela mina gostosa que posta fotos artísticas só para os amigos? Como fica?

      Entendes?

      • Tio Z

        Ela fica como está na foto, entendes? =p

        • Para todo mundo ver, inclusive quem não deveria.

      • É tão necessário assim ver aquela mina e suas fotos alternativas? Arruma alguém que te passe sem precisar do FB, sei lá. =)

  • Legal que todo mundo que comentou no Facebook ACEITOU as mudanças, ou seja, ler pra quê?

  • Run to MySpace!!!

  • RubensBrilhanteJr

    Ao que parece facebook e privacidade são como água e óleo.
    Mas isso já era visível.

    peaple r too naive.

  • bruno cabral

    Libertem-se desse mal agora!!! Xô satanás!!!
    http://www.facebook.com/help/contact.php?show_form=delete_account.

  • Sinceramente acho isso até mesmo burrice. Eu tenho, como todos vocês, um ou outro mala-sem-alça listado como amigo. Daqueles que adora clicar em tudo no FB, acabam aderindo a todas as APPs e te convidando para elas. Eu não aceito as APPs, embora o mala continue ali.

    Se eu começar a ser incomodado com emails ou links de troço que não me interessa, ou pior, jogando troço no meu perfil, na minha timeline… ou seja, se sair do MEU controle, eu saio fora na hora, sem pena. E acho que isso, em larga escala, seria um golpe duro no sucesso de algo que ser social.

    E se eu entrar em uma próxima rede social, pode ter certeza que eles malas-sem-alça não serão aceitos como amigo. Isso, claro, até esta próxima rede social mudar de posição e tentar me empurrar amigos à força. Aí, tchau de novo.

  • pqp já já fico só no Google Plus.

  • ricardo

    Os anunciantes são os reais “consumidores” do Facebook, porque é deles que vem o lucro do serviço, como ocorre com qualquer empresa que viva de publicidade.

    Então, usuários do Facebook, saibam que vocês e seus dados pessoais nada são senão o “produto” que a empresa “vende” a seus anunciantes.

  • Myspace, hoje eu vou passar a usar você…

  • gokernel

    E alguem sabe como apagar geral uma conta e não deixar nenhum vestígio ???

    Eu nao uso aquela porcaria mesmo, e quero entao apagar geral.

  • Se ficar o bicho pega, se correr o Google come!

  • gokernel

    Para apagar uma conta nao eh tao facil assim nao:

    Este é o aviso que o FACEBOOK exibe:
    ————————————————————————————————-
    Excluir conta permanentemente

    Sua conta foi desativada pelo site e será excluída permanentemente no prazo de 14 dias. Se você entrar na sua conta dentro dos próximos 14 dias, você terá a opção de cancelar o seu pedido.
    ————————————————————————————————-

  • Deixando as teorias conspiracionistas de lado, a única coisa chata dessa alteração é essa questão de qualquer app tendo ACESSO aos seus dados, o que gera uma receita maior para o FB. Isso aí eu acredito que deveria ser alterado.

    Mas eu ri com uma parte em CAPSLOCK onde tem um “termo de defesa” por causa do medo das ações contra a “pirataria”, onde eles poderiam ser responsabilizados pelas coisas que os usuários postam. =D