Google patenteia método de mostrar anúncios baseados no ruído de uma ligação

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Há algum tempo eu brincava dizendo que o Google tinha tanto interesse em mostrar anúncios personalizados que não estranharia se ele ouvisse nossas ligações e, no meio delas, soltasse uma propaganda em áudio (o The Onion mostrou como isso seria). Em um clássico momento da vida que imita a ficção, uma nova patente do Google publicada na terça-feira (20) promete fazer algo parecido: mostrar anúncios personalizados de acordo com o barulho de fundo em uma ligação.

O título da patente é literalmente esse, “anúncios baseados nas condições do ambiente”. Ele descreve um sistema que ouve os sons de fundo em uma ligação e, de acordo com esse ambiente, mostra os anúncios na tela do computador, no celular ou qualquer outra tela que estiver ligada a uma conta do Google.

Um bom exemplo de como isso pode ser usado foi dado pelo The Next Web: esse sistema pode ouvir um barulho de chuva ao fundo da ligação e, automaticamente, mostrar anúncios para guarda-chuvas no celular, depois que a chamada for terminada. E a patente também cobre um outro sistema, que mostra anúncios de acordo com fotos ou vídeos capturados pelo celular.

Soa bastante estranho ter o Google ouvindo suas conversas e vendo suas fotos para mostrar anúncios, mas como toda a tecnologia que está em fase de patente não há como prever qual o tipo de uso que poderá ser feito no futuro. Vai que ele é genuinamente útil?

Podemos apenas especular. E temer pelo resto da privacidade que ainda temos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados