Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Software » Windows 8 é mais rápido que o Windows 7 nos benchmarks

Windows 8 é mais rápido que o Windows 7 nos benchmarks

Por
5 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Lembro até hoje das duras críticas ao Windows Vista. Nos primeiros betas, liberados em 2006, era enorme a quantidade de usuários que reclamavam da lentidão do sistema, principalmente na versão de 64 bits. O motivo era simples: os requisitos mínimos estavam muito acima do que estávamos acostumados no Brasil. A Microsoft aprendeu a lição, o mercado se adaptou, o sistema foi otimizado e o Windows 7 foi muito bem recebido. Com o Windows 8 a história deve se repetir.

Recentemente o norte-americano PCWorld fez uma enquete perguntando o que os usuários estavam achando do desempenho do Windows 8 Consumer Preview — 40% disseram que a performance aumentou e apenas 9,4% reclamaram de lentidões. Os benchmarks confirmaram as impressões e o novo sistema operacional se saiu melhor que o Windows 7 na maioria dos testes.

Windows 8 Consumer Preview

A bateria de testes foi realizada em um computador de nível intermediário-avançado: Intel Core i5-2500K, 8 GB de RAM DDR3 1333 MHz, 1 TB de HD 7200 RPM e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 560 Ti. Eles verificaram a velocidade de inicialização, navegação na web, criação de conteúdo e produtividade. O Windows 7 só foi notavelmente melhor no teste de produtividade.

O Windows 8 foi bem mais rápido na inicialização, cumprindo a promessa da Microsoft em tornar o boot menos lento para o pessoal que não faz parte do feliz grupo de usuários de SSD. Enquanto o Windows 7 demorou 56,2 segundos para iniciar e abrir um arquivo de texto, o Windows 8 fez a mesma tarefa em 36,8 segundos graças ao boot híbrido, uma tecnologia que usa a hibernação para pré-carregar drivers e aplicativos.

Quem utilizar o Internet Explorer 10 como navegador padrão também não ficará desapontado com as melhorias de aceleração por hardware, que aumentou 50% em relação ao Internet Explorer 9 no Windows 7. No Worldbench, que executa tarefas rotineiras no Windows (desfragmentação de disco, alteração no registro, remoção de arquivos e outros), o Windows 8 fez 114 pontos, contra 100 do predecessor.

O novo Windows decepcionou em dois pontos: produtividade (8% mais lento) e criação de conteúdo, que envolve edição de imagens e codificação de áudio/vídeo, mas nesse último a diferença foi mínima. São características importantes de um sistema operacional e muitos usuários já estão reclamando da falta de praticidade em alternar entre a interface clássica e a Metro. Eu também não gostei muito da mistureba de aplicativos e, apesar de agora ser possível utilizar um aplicativo Metro e um aplicativo comum lado a lado, ainda parece gambiarra.

Vale lembrar que o Windows 8 ainda está em beta — ainda teremos uma versão Release Candidate e, por fim, a final. Os drivers não estão adaptados ao novo sistema e a Microsoft ainda precisa fazer suas gambiarras para aperfeiçoá-lo, então os números podem melhorar até outubro, mês mais provável do lançamento oficial.

E você, notou alguma diferença?

  • Isso é MUITO notável, ele é muito mais rápido que o Windows 7 no boot, e não fica lento com vários programas abertos. E o que difere IE10 e Chrome é que o Google Chrome tem extensões…

    • deve ser uma questão de tempo até o IE começar a aceitar extensões. Espero

      • Sabe que eu acho isso extremamente improvável, principalmente com esse negocio de HTML5, uma web sem extensões… mas eu REALMENTE torço para que sim, eles criem uma loja para extensões do IE.

      • alberto

        O IE aceita extensões há tempos. Veja em Tools>Manage Addons>Extensions&toolbars. Baixe extensões no iegallery.com

  • Mais é praticamente obrigatório, tem que ser mais rápido, senão não faz sentido lançar outro sistema melhor

    • Lembra do Vista?

      • Vinicius Kinas

        Não necessariamente.

        Recursos disponíveis também entram na balança de “sistema melhor”.

      • Vista tinha um desempenho muito melhor que o Windows XP. O problema é que consumia muitos recursos. Requisitava um hardware muito melhor que o normal pra época. Quem tinha esse hardware (poucos, claro) ficava claro a melhora pro XP.

  • Gaba

    muitos usuários já estão reclamando da falta de praticidade em alternar entre a interface clássica e a Metro

    Esse é o ponto ruim.

    Deveria ter uma opção, de ou ficar somente na clássica, ou somente na metro!!! Eles deviam fazer algo menos misturado!! Ficaria bem melhor, na minha opinião

    • Mas dá pra usar só um ou só o outro…

      • Outro Leitor

        Pena que o menu iniciar foi-se, né? :\

  • Pedro

    Como ficam os requisitos mínimos? Tenho um desktop antigo em casa, de 2007, que roda o W7 suave. Ele é um Core 2 Duo com 2GB de RAM. Será que aguenta o W8?

    • Sim. A informação da Microsoft é que, se o seu PC roda o Windows 7, ele também rodará o Windows 8. 😉

    • Os requisitos do Windows 8 são os mesmos do Windows Vista/7

    • Eu ainda não baixei a consumer preview, mas na developer, eu testei em um Dual Core com 3GB de RAM e em um Core2Duo com 4GB. Rodou de boa, bem fluído.

    • Aguenta sim. Eu estou testando o Win8 num Celeron, 2BG Ram e tá rodando muito melhor que o sete – que roda bem, mas o oito está bem melhor. A nota do OS para o pc foi de 2,5. hahaha! 😛

  • Pra quem usa internet explorer?
    alguem usa?

    • Muita gente.

    • Rafael Feuro

      Entra no Chrome. Agora entra na loja virtual da Vivo ou tenta ver slide de imagens no Terra. Respondido?

      • paulorazia

        ai o problema é com essas empresas que fazem os sites para funcionarem apenas no IE. o chrome nao tem culpa!!

  • Paulo Neto

    Tentei instalar o Windows 8 no meu notebook dell vostro 1000 com placa AMD, não consegui de jeito nenhum! Depois que eu coloco o serial e clico em “Next”, fica na tela e nao sai disso. Se eu instalo por outro método baixando o arquivo direto pelo windows, quando reinicio para começar a configurar fica só na tela com aquela logo nova.
    Alguem sabe o que é isso?

    • Paulo Neto

      Já formatei meu notebook, fiz de tudo e não instalar. A ISO que eu baixei e gravei num DVD não está corrompida, creio que seja por causa da placa, nao entendi. Meu notebook tem placa de video amd tb.

      • não sei como é seu notebook, mas ele atende os requisitos mínimos?

        • Paulo Neto

          Meu notebook tem processador 2.0GHz, 2.5GB de RAM, Placa de video de 256MB, 80GB de HD, é um dell vostro 1000, atualmente está com Windows 7 instalado, acho que deveria rodar normalmente o Windows 8, ou estou enganado?

      • Muito estranho isso, pode ser só incompatibilidade, talvez

        • Paulo Neto

          Também achei bastante estranho, eu queria testar esse maldito Windows 8, a interface me atrai. Acho que deve ser alguma incompatibilidade com placa AMD de notebook.

    • Rennan Alves

      É bem provável que seja a falta de alguns drivers. A Consumer Preview vem com alguns drivers genéricos, só que nem eles atendem a determinados tipos de placa.

      Na Developer Preview eu utilizava o driver de vídeo genérico, com 1024×768 de resolução máxima, e ainda faltava alguns drivers para interface USB. Quando coloquei a Consumer, já tive acesso ao driver de vídeo do meu Notebook.

      Quando fui instalar em outros Notebooks, o sistema não passava do particionamento, exigindo uma mídia com os drivers da placa.

  • Gostei muito desse resultado, mas ainda acho que o Ubuntu é mais rapido e windows pra mim agora, só pra “brincar” de nostalgiar.

    • tô querendo ir pro Ubuntu também, mas tô esperando sair o 12.04 (certo!?) 😀

      • Certo! 😀 12.04 sai mês que vem, se servir como conselho, virtualize o 11.10 pra testar e pegar o jeito, isso se já não tiver o feito, já pra n chegar no 12.04 sem saber nada, os primeiros dias são tensos, é melhor ir testando sem problema e tal hehe

        • Eu estou com o preview do 12.04 instalado em casa, mas estou esperando sair para mudar oficialmente para o Ubuntu. O Win vai ser só pra jogos mesmo e olhe lá, já que nem jogo tanto, e tem vários jogos legais que rodam nos Linux da vida. =D

    • Meu computador não é nada muito atual, mas pelo menos comigo o Windows 7 roda muito melhor que o Ubuntu. O que é uma pena, porque eu gosto muito do pinguim.

      • O Ubuntu, depois de algumas modificações, tá rodando bem melhor que o Windows 7, como eu parei de jogar, acabei “largando” o windows, tudo inicializa mais rapido, quando tô no Windows eu deixo de abrir apps por que penso “nossa, se eu abrir, além de demorar, vai gastar ram e deixar o pc mais lento” e olha que eu tenho i5 e 6gb ram… acabou sendo mais conveniente o Ubuntu =o

        • Paulo Neto

          O Ubuntu é uma dor de cabeça só, eu que sou programador sempre tive problemas com ele, imagina você está desenvolvendo e do nada faz logoff sozinho, buga programas e etc. E é muito inconsistente, voce nota isso nos pgramas, nao tem fluidez, parece windows 95 com alguns guele-gueles.

          • Nossa, que Ubuntu ce tá falando? Os problemas que eu tive foram “bestas”, nada de dar pane na maquina, fazer logoff ou coisa do tipo, apenas configuração de rede, desligar placa de video e tal, o que eu mais vejo é fluidez, você descreveu um Ubuntu totalmente diferente do que eu conheci e conheço, e eu estou começando a programar (não considero nada do que eu fiz em programação até agora como algo legal)

          • Ramon Melo

            Você escreveu “Windows” errado.

            Aliás, quando eu jogo no Windows desligo a internet, para ele não atualizar no background e se desligar sozinho enquano eu jogo.

      • Bruno Cabral

        Esperimente o Kubuntu 12.04, e se surpreenderá com o desempenho(se sua maquina tiver ao menos 1GB de RAM, é claro)

  • Aqui na minha máquina ele roda bem, mas a interface metro e alguns aplicativos sofrem alguns engasgos.

  • Daniel

    Bem, ninguém se lembra que a estratégia da Microsoft com Windows Vista era alavancar as vendas de Hardware, com exigências muito superiores do que estavam acostumado os usuários na época do seu lançamento. Por isso, suponho que era quase de propósito que Vista exigisse muito mais recursos do que seu antecessor, Windows XP. Quando viu que foi um tiro no pé, correu para otimizar o Vista e lançá-lo como WIndows 7 e deu muito certo. Então imagino que a Microsoft não vai querer cometer o mesmo erro outra vez.

  • luizalbertotj

    Se aquela maquina que eles testaram é um Intermediário-avançado, a minha então tá no nível de basicão pra baixo. =/

    • Rafael Feuro

      So am i. hehehe.

    • Ramon Melo

      Vindo do mesmo blog que disse que celular com processador de 1GHz é low-end, não duvido mais de nada…

      • O computador em questão não tem SSD, o processador é de nível intermediário (Core i5, mesmo com multiplicador destravado) e a placa de vídeo é da geração passada, com três modelos acima dela (GTX 570, GTX 580 e GTX 590). Não é uma máquina barata de se montar no Brasil, mas isso não a transforma em um PC de topo. Também é injusto classificá-la como intermediária, então vai um meio termo.

        Sobre o celular, não sei se foi no Tecnoblog, mas… bom, hoje um Android de R$ 350 tem processador de 832 MHz.

  • Ficou um pouco complicado de operar várias telas no visual metro e não agradou as mudanças no clássico. O visual metro deve ser perfeito para telas touchscreen.

  • caRIOca

    Na época em que a Microsoft lançou o Vista tanto os usuários quanto as empresas de hardware não estavam preparadas com as grandes evoluções gráficas e visuais do grande lançamento que necessitavam de mais processamento e memória. O Vista numa máquina atual com configuração basica funciona tinindo. Na época a Microsoft precisava lançar um novo sistema operacional, só que esse lançamento era muito avançado para época!

  • Eu me perdi todo pra mudar de interface.

  • Alexandre

    Tenho testado e estou contente com o resultado… para mim supera o Windows 7 em tudo…

  • André Oliveira

    Nas versões de teste é sempre assim. Depois saí a final e na medida que você vai utilizando começa a ficar lento. Só SSD ou modo híbrido de hibernação pra dar jeito mesmo…

  • Geraldo

    Eu abri várias “tiles” (umas 10) e medi a memória gasta com o próprio “gadget” da microsoft. Deu 50% da RAM. Fechei todos, fiquei só com o “desktop” e vi que a memória gasta baixou para 34%. Gasta bastante memória ao contrário de que diz a Microsoft.

  • Adolfo Brás

    Instalei o Win8 Beta01 no meu netbook, um Acer AO751h, com processador Intel Atom de 1,33 ghz, 2 giga de RAM e HD de 250 giga e rodou bem, sem grandes problemas. Espero que na versão final eu não tenha problemas tb…

  • Bruno Wildhagen

    O Windows 8 está rodando suave como uma distro linux. Realmente houve uma grande “limpeza” do sistema em relação ao W7. O único problema é que ficaram com medo de abandonar completamente o desktop comum, ou pelo menos ar a opção de usar só o desktop ou só a Metro UI. Essa mistureba ficou com muita cara de sistema feito nas coxas.

  • emersonkobi

    Eu particularmente nunca gostei do internet explorer..