Em maio de 2008 a SPTrans liberou publicamente os dados do sistema Olho Vivo, que permitia aos cidadãos verificar a velocidade dos principais corredores de ônibus da cidade de São Paulo para se preparar psicologicamente antes de entrar nos veículos superlotados e mergulhar no trânsito intenso das principais avenidas. Hoje (26), a empresa lançou uma atualização que possibilitará ao usuário checar o horário e até o posicionamento dos ônibus.

O funcionamento do Olho Vivo é bem simples. Basta entrar no site e selecionar uma das opções da tela inicial. Um dos mais interessantes é o De olho na linha, onde o usuário tem acesso ao trajeto percorrido pelos ônibus e a localização deles no mapa. A mágica é possível graças aos aparelhos de GPS instalados nos veículos da cidade.

Onde o seu ônibus está?

Na seção De olho no ponto, a SPTrans informa o horário dos próximos ônibus que chegarão ao ponto em que você está, mas o recurso funciona apenas em corredores de ônibus. O De olho na via é a página clássica que mostra a velocidade média dos principais corredores — geralmente não é muito alta.

Se você estiver querendo informações sobre o percurso e o horário da sua linha de ônibus, provavelmente não estará em casa. É por isso que o site deve funcionar normalmente no Android e no iOS. Nos testes com meu Windows Phone, tudo correu como esperado. Certamente não deve muito confortável tirar um iPhone do bolso num ponto de ônibus, mas… bom, a informação está lá.

De acordo com o diretor de Tecnologia da SPTrans, Maurício Lima Ferreira, a previsão de acerto dos horários de chegada dos ônibus é de 96%, com tolerância de cinco minutos. O sistema deve informar o horário exato em 67% dos casos, com uma ajudinha da conexão por fibra óptica presente em alguns corredores de ônibus.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bira da Flauta
Esse sistema funciona com ônibus interestadual? Estou na rodoviária de Taubaté esperando ônibus da catarinense para o Rio de Janeiro. O horário seria às 10:20. A atendente disse que ele costuma atrasar bastante.
Antonio Henrique
Caramba, muito legal esse sistema. Acho que foi pouco divulgado, pois apesar de funcionar há cerca de dois anos, aparentemente é pouco usado pela popúlação. Em vez de ficar fazendo promessas na TV, a prefeitura de SP deveria divulgar serviços de de utilidade pública, como o Olho Vivo! Acompanhei algumas linhas pelo site, e parece que ainda funciona.
Jefferson
Infelizmente nem todos os ônibus têm o GPS instalado, mas já testei o sistema e funciona bem com o carros mais novos que contam com o aparelho.
Roberto
Olá De uns para cá eu não consigo mais acessar via iphone, fica uma bolinha cinza no centro e não mostra mais o mapa. Alguém mais com esse problema?
Phillip
Isso já existe em Goiânia há 2 anos praticamente. E o processo é bem simples. Basta você enviar um sms com a linha do ônibus e o numero do ponto em que você está que ele te manda uma msg com a exata localização do ônibus e quantos minutos faltam para ele chegar. Funciona bem, sempre que precisei nunca me deixou na mão
Turdin
Podia chegar isso logo pra cá, ia ajudar demais!
Diego Duarte
Falar mal em locais especificos, não ficar de mimimi em Blog =p... Aqui a BHTrans não é exatamente ruim, até que você precise reclamar de algo. Ae meu irmão... (Faz sentido, dado que o diretor do principal orgão publico de transporte aqui é um dono de empresa de onibus).
Diego Duarte
Em BH tem um beta onde instalaram totens com monitores informando o horário de algumas linhas até o ponto. Porem o horário é apenas uma estimativa (E como todas as linhas da Raja Gabaglia por exemplo, nunca está correto).
PR
Malditos ONIBUS! sempre demoram muito ! BH podia ter isso tambem!!! alias, tem um sistema desses no ponto do onibus, que é um monitor que diz o horario que a linha vai passar, quanto tempo ainda falta e outras coisas mais (se é adaptado para deficientes..) BH por enquanto só tem a integraçao com o google maps! infelizmente é culpa da empresa de transito de BH a BHTRANS!
@TatoGomes
Sacanagem procurar pela linha 8700. Quem pega ônibus no centro da cidade sabe que essa linha passa a cada 5 minutos. Até você acessar o site, já passou... kkkkkkkkkkkkk! É legal pra mim, que fico esperando a maldita 7282 que nunca passa...
Leodemelo
Aqui em Goiânia já existe um processo mais ou menos parecido a cerca de 2 anos. Antes você olhava o número do ponto de ônibus no GoogleMaps e mandava uma mensagem de celular e a RMTCgoiania mandava uma mensagem com os minutos que faltavam pra todos os ônibus daquele ponto passar. Era gratuito e bem preciso. Hoje não ando mais de ônibus, mas me parece que a mensagem agora é paga, mas é só entrar no site deles e digitar o número do ponto que fala a quantidade de minutos que falta para os ônibus passarem.
danielpita
Se isso for implementado em Salvador, a passagem vai custar pelo menos R$3,50, o serviço vai ser tão ótimo quanto os ônibus coletivos, os pontos de ônibus e suas coberturas e o asfalto impecável utilizado nas avenidas e ruas da cidade, justificando assim o aumento significativo no preço da passagem. Tudo isso antes do metrô ser inaugurado! #ironia Não sei se funciona como deveria, mas este tipo de site deveria ser obrigatório em toda grande cidade do país. E, ao meu ver, o usuário não ser tarifado ao acessar (em dispositivos móveis). Mas acho que eu sonho demais.
ricardo
Dada a importância do transporte público nas cidades grandes, torço para que essa tecnologia seja aperfeiçoada logo, e assim quem sabe os cidadãos se sintam à vontade para deixar o carro em casa.
bigwigexe
Nosso papel como cidadaos eh falar mal de tudo pra agilizar a melhora
Bestknighter
Se moradores de São Paulo acham o SPTrans ruim, é porque não conhecem o DFTrans...
Exibir mais comentários