Com o crescimento da iPhoneografia, a fotografia portátil também tem ajudado a resolver questões que irritaram biólogos e pesquisadores há décadas. Por exemplo, como atrair a atenção de animais em cativeiro para perto de uma câmera?

Mark B. Rober é engenheiro em tempo integral na NASA e parece ter descoberto duas coisas interessantíssimas em seu tempo livre com a família, durante um passeio pelo zoológico de sua cidade: primeiro, que primatas são extramamente atraídos pela própria imagem; segundo, que nós também. Praticamente, pelos mesmos motivos.

Tim | crédito: @ahangman

Os vídeos abaixo mostram como ele desenvolveu a traquitana que apelidou de Gorilla Cam, após perceber que as pessoas só faltavam espancar o vidro do zoológico para chamar a atenção dos macacos, que não davam a menor bola.

Daí então, veio a pergunta: como chamar a atenção dos macacos sem invadir o seu ambiente, sem provocar nenhuma alteração no seu comportamento natural e ainda trazê-los um pouco mais perto para que seus filhos pudessem realmente conhecer os gorilas, orangotangos, chimpanzés e seus outros primos?


(Vídeo do YouTube)


(Vídeo do YouTube)

O resultado do pequeno projeto caseiro de Rober acabou revelando imagens incríveis sobre o comportamento dos símios quando estão diantes de um pequeno espelho que reflete a sua própria imagem — detalhe: com um iPhone rodando por trás dele.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Relacionados