Vamos ser francos: qualquer um é capaz de montar um computador potente. É só pegar um bom processador aqui, umas memórias lá, placa de vídeo potente, um disco rígido enorme e pronto, missão cumprida. Mas apenas os bons, os bons mesmos, são capazes de construir em casa um computador tão ruim que demora nada menos do que quatro horas para dar boot no Ubuntu. E foi isso que um sujeito fez.

Um rapaz chamado Dmitri Grinberg resolveu construir o computador “mais barato e lento que fosse possível”. Para isso, usou um processador RISC 8 bits de inacreditáveis 24 MHz (repetindo: vinte e quatro megahertz), 16 KB de memória e 128 KB de armazenamento flash. Para fabricar o possante, chegou a usar um módulo de memória de um antigo 286 do começo dos anos 90, que tinha configuração equivalente à invenção.

Como só é possível rodar Ubuntu em processadores com pelo menos 32 bits, Grinberg se viu obrigado a utilizar um emulador que fez com que a velocidade do chip de seu PC fosse equivalente a 6,5 kHz. Apenas para comparar, um processador atual de 2 GHz é 300 milhões de vezes mais rápido, isso, claro, sem contar a limitação do restante do hardware.

O resultado final é um computador com tamanho e preço do Raspberry Pi, mas desempenho incrivelmente inferior. De acordo com Dmitri, a máquina demora nada menos do que quatro horas para abrir o Ubuntu, mas depois consegue oferecer “desempenho satisfatório”.

Confira a máquina em ação:


(Vídeo do YouTube)

Claro que resta a dúvida dos motivos que fariam algum sujeito perder seu tempo para construir uma coisa dessas. Mas a resposta é bem simples: ele fez porque ele podia fazer.

Com informações: Dvice.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sltl
depois dessa vai ser difícil reclamar do meu netbook que leva 3 minutos pra ligar
JOIN DA INFORMATICA
MDS 4hs pra ligar tinha um pc ruim mas pior do que esse nao!
semusername
se fosse hoje em dia o ubuntu ia demorar uma década(porque hoje em dia ele é mais lento que o vista)
Elizabeth Pinheiro
Tbm uso pcfaster. Não tenho do que reclamar. remove arquivos inúteis do pc e deixa a máquina bem mais rápida.
Joao Artur Ceresoli
Uso ubuntu, nao preciso desses programas, ele ja é rapido por natureza =)
Marcio Paulo Kodama
Gzus! 4h para carregar?! Meu pc é ruim, mas pelo menos tem PC Faster, um programa que verifica sistema, ajuste memória RAM, limpe cookies e lixo eletrônico e outras coisas do gênero. É top! Ele me ajuda pacas na limpeza da minha máquina (bem melhor que CCleaner haha). Achei uma dica legal pra geral dar uma olhada. Ó o link dele: www.pcfaster.com/pt/?opblg=1 Aconselho ae galera :D
silver blade
usou tecnologia arcaica, saiu barato mas inutil: custo beneficio 0
Gaba
Sou homem ¬¬ É minha esposa na foto!
@malloy_
Relaxa fia!
@LBKatan
Mão de vaca huahuahuahua
@LBKatan
Ou não. Tem tanto vídeo de "10 horas de ****"
@LBKatan
Aí que tá a merda. Eu já uso Claro. =/
Ronyan_
Não deve ter instalado.. deve ter sido livecd. '-'
bobim
legal ele ter feito isso deve ter sido um fetiche dele uee, pra quem gosta desse tipo de invenção e legal e como ele disse ficou satisfatorio após ligado!
JokerSSSS
Eles ñ conhecem meu pc...ahhahaha
Exibir mais comentários