Google Art Project chega ao Brasil e cobre dois museus de SP

Obras do MAM e da Pinacoteca do Estado estão disponíveis para consulta.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 dias
Por dentro do Museu da Acrópole de Atenas.

Em fevereiro de 2011 o Google lançou o Art Project, uma espécie de Street View dentro dos museus. Disponível inicialmente para um número limitado de países, o serviço finalmente chegou ao Brasil e fornece gratuitamente fotos em altíssima resolução das obras de dois importantes museus da cidade de São Paulo — o Museu de Arte Moderna e a Pinacoteca do Estado.

Agora estão disponíveis para apreciação obras de 151 museus localizados em 40 países. Junto com o aumento no acervo, uma nova versão do serviço foi lançada; entre as novidades estão a possibilidade de criar galerias pessoais com as suas obras preferidas e conversar sobre os quadros com seus amigos no (adivinhe!) Google+. O Art Project saiu do papel graças ao 20% project, onde os funcionários do Google investem 20% do seu tempo trabalhando em projetos pessoais — é assim que surgiu o Orkut.

De acordo com o Google, no início o Art Project possuía mil imagens provenientes de 17 museus localizados em 9 países. Hoje, pouco mais de um ano após o lançamento do serviço, são mais de 30 mil obras de arte. 46 museus — inclusive os dois brasileiros — já contam com o Museum View, que permite ao usuário caminhar dentro do museu como se estivesse no local.

Para captar as imagens, o Google utilizou um carrinho com 2,6 metros de altura e 60 kg. O robô paparazzi possui 15 câmeras, um computador com tela e teclado para processar e armazenar as fotos e três lasers que detectam a profundidade das salas dos museus, o que é útil para detectar as dimensões de um quadro, por exemplo. Bem simples, como você pode ver na foto abaixo.

A geringonça que capta as imagens para o Art Project.

Se você não mora em São Paulo e quer desfrutar das obras disponíveis nos dois museus catalogados, basta acessar a página do Google Art Project. Também estão disponíveis quadros de Vincent van Gogh, Leonardo da Vinci, Claude Monet, Salvador Dalí e Michelangelo. É só escolher.

Com informações: The Next Web, ZTOP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados