Qual a diferença do WordPress.com e WordPress.org?

Descubra qual a diferença do WordPress.com e WordPress.org, as duas versões da mais mais popular plataforma de sites e blogs

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
blogging-wordpress-pexels

O WordPress possui duas versões diferentes: o WordPress.com e o WordPress.org possuem algumas semelhanças, mas apresentam uma série de diferenças, que as distinguem o suficiente para serem dois produtos completamente separados.

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

Cada uma das duas versões tem vantagens e desvantagens, e são voltadas a perfis de usuários distintos. A seguir, explicamos qual a diferença dos modelos .com e .org.

1. WordPress.com

O WordPress.com é a versão gratuita da plataforma, para quem está começando a utilizar as ferramentas de blogs, e deseja pegar experiência antes de partir para uma solução profissional, ou para quem não deseja gastar nada em um site/blog.

Sua principal vantagem é basicamente a única: você pode criar um blog, ou mais de um, sem pagar nada. É possível utilizar algumas ferramentas dedicadas, e implementar temas para deixar o blog com uma aparência minimamente personalizada, mas nada muito além disso.

Wordpress.com / qual a diferença do wordpress com e wordpress org

Já as desvantagens são diversas: você não poderá usar um domínio personalizado (ele será sempre nomedoblog.wordpress.com), não poderá vender anúncios (converter o valor para si), a menos que atinja um limite mínimo de 25 mil visitações mensais, e o WordPress.com obrigatoriamente exibe anúncios de terceiros nos blogs.

Você não poderá usar plugins, nem personalizar os temas (que poderão ser removidos sem aviso), e por fim, seu blog pode ser deletado a qualquer momento, se o WordPress considerar que você violou os termos de serviço da plataforma.

2. WordPress.org

O WordPress.org, por sua vez, é tocado por uma outra instituição, e é a versão profissional da plataforma de blogs. A ferramenta é uma das mais versáteis de sua categoria, e é utilizada por uma série de pessoas e empresas das mais diversas.

Com ele, é possível criar desde sites de tecnologia, como o como o Tecnoblog e o Meio Bit, a portfólios, essenciais para profissionais criativos, sites de negócios, para divulgação de empreendimentos, e lojas online, com suporte a certificados e plugins necessários para operações de e-commerce.

Dashboard do Wordpress / qual a diferença do wordpress com e wordpress org

Entre as várias vantagens do WordPress.org, destacam-se sua grande capacidade de personalização, permitindo a implementação de plugins, e suportando a alteração do visual a gosto do usuário, o sistema também suporta a personalização de código.

O WordPress.org oferece ferramentas de análise e rastreamento profissionais, permite a total monetização de seu negócio sem limites ou empecilhos, e em tese, também é “gratuito“. O gasto que você terá será o de hospedar o seu conteúdo.

Entre as desvantagens, está o fato de que o WordPress.org exige a contratação de um serviço de hospedagem, que habilitará o uso de um domínio próprio e personalizado, e claro, há um custo mensal envolvido, que aumentará conforme a popularidade do site.

O usuário fica também responsável por todos os aspectos referentes à atualização do WordPress, ao bloqueio de spam, e às mensagens dos usuários nos comentários, que dependendo do conteúdo, podem gerar implicações legais.

Qual o melhor, WordPress.com ou WordPress.org?

Depende de cada caso de uso. Embora o WordPress.com seja bastante limitado, ele pode ser uma boa opção para quem está começando com blogs, e deseja adquirir experiência antes de partir para um projeto mais profissional.

Já o WordPress.org, embora exija a contratação de um serviço de hospedagem, pode ser mantido no ar com planos acessíveis de mensalidades, que não costumam ser muito caras.

De qualquer forma, o usuário deve manter em mente que o WordPress.com é absurdamente limitado, e para qualquer atividade que exija uma mínima especialização, ou recursos especiais, ele terá que recorrer ao WordPress.org, que é muito mais completo e versátil.

No fim, a principal diferença o WordPress.com e WordPress.org é a quantidade de recursos de cada um.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WordPress.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados