Copiando e colando do jeitinho certo

"You're holding it wrong", diria o Steve Jobs de plantão.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 9 meses
Um só toque

Agora que o espaço Abrindo Janelas está inaugurado pelo notável senhor Mobilon, dou-me a chance de escrever o primeiro artigo de verdade sobre a experiência com o Windows Phone. Para começar a mil, um assunto que por muito tempo foi tabu em outras plataformas móveis: o copiar e colar. Devo dizer que fiquei feliz em perceber que ele está bem implementado no sistema da Microsoft.

Minha maior bronca com relação ao copiar e colar era no cliente de email do Mango. Ora, parecia que não havia jeito de copiar o texto presente numa mensagem. Fiel usuário de um iPad, eu ia e selecionava o trecho que muito me apetecia copiar. Ou melhor, tentava selecionar, já que o sistema não indicava de maneira nenhuma que o trecho em questão podia ser copiado. Até que caiu a ficha: you’re holding it wrong, diria o Steve Jobs de plantão.

Na verdade é mais fácil do que parece. Em vez de tocar por alguns instantes o trecho copiável, simplesmente dê um toquinho ali. Um tap mesmo. A palavra mais próxima muda de cor e aparecem os controladores para selecionar mais conteúdo para a esquerda ou para a direita. Bem prático.

Eu estava preparando meu primeiro artigo no Abrindo Janelas para detonar a falta desse recurso tão básico no Windows Phone. No fim das contas, depois de brincar um tanto mais com o meu Lumia 800 azul, descobri que o comportamento do Windows para celulares é diferente dos demais.

Tanto no iOS como no Android (pelo menos nas versões com que tive contato) o copiar se dá ao segurar o toque por alguns segundos. De certa forma, no mais novo concorrente a situação fica mais fácil. E já que eu represento o vira-casaca que antes usava Android, acrescento que no aplicativo de Gmail do meu celular (rodando CyanogenMod) não há como copiar um texto de uma mensagem aberta. Pelo menos eu ainda não descobri como fazê-lo.

Para os curiosos que não têm Windows, aparece um botão depois de selecionar que dá a opção de acionar o CTRL C do smartphone. Em seguida, esse mesmo botão fica na barrinha acima do teclado onde aparecem as sugestões de palavras para o que está digitando. Para liberar o CTRL V é só pressionar.

Bom, esse é o meu primeiro artigo. Espere mais textos desse tipo, esmiuçando o uso do Windows Phone ao longo das semanas, cá no Tecnoblog. Aproveitando o embalo, acho que o próximo será sobre o cliente de email do Windows Phone.

Abrindo Janelas é o microblog sobre dois editores que chegaram de supetão ao mundo do Windows Phone. Entenda o projeto.

Receba mais sobre Windows Phone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados