Nokia confirma app para assistir TV nos Lumias

Finlândia será o primeiro país a receber o Nokia TV.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Lá em Londres, na apresentação pela primeira da família Lumia, o CEO da Nokia, Stephen Elop, disse que o produto era perfeito porque tinha o melhor do hardware da fabricante finlandesa com o melhor do software desenvolvido pela Microsoft. Controvérsias à parte, a Nokia vem apostando forte em apps próprios e exclusivos para os Lumias. O mais recente, confirmado hoje, chama-se Nokia TV. Aposto que você já sabe do que se trata.

Havia rumores sobre o assunto e hoje a Nokia “está muito satisfeita em poder confirmar” a disponibilidade do Nokia TV como “a mais recente oferta de entretenimento” para os aparelhos Lumia. Inicialmente, donos de Lumias na Finlândia serão os únicos a testar a novidade em semanas que estão por vir. Depois, a tendência é que outros países recebam o app.

Lumia 800 reproduzindo vídeo (não é necessariamente o Nokia TV)

De acordo com a Nokia, o Nokia TV funciona como um hub de entretenimento. Consumidores terão a chance de passear pela grade de programação de emissoras locais importantes — a Nokia não diz quais são —, escolher o conteúdo e imediatamente assisti-lo na telinha do celular. Pode ser tela de 3,8” dos Lumias 710/800 ou de 4,3” do Lumia 900.

A ideia é boa. Tem que ver se a execução será tão boa assim, visto que as empresas de televisão normalmente fogem deste tipo de integração com dispositivos móveis. Raros são os casos de TVs que de fato abraçam o mobile como mais uma forma de atrair audiência, como faz a BBC de Londres.

Também tem que ver se o app em si é bom. No Lumia 800 (acredito que no Lumia 710 também) há um aplicativo chamado Nokia Música. Ele replica algumas funções do aplicativo nativo de música do Windows Phone, sem agregar valor (ainda mais no Brasil, onde não há opção de assinar o serviço de streaming) e com uma interface claramente bugada.

Provavelmente o Nokia TV aparecerá na seção Nokia Collection de quem tem um Lumia rodando Windows Phone. Portanto, um app exclusivo. Pelo que pude averiguar, não existe previsão de lançarem o Nokia TV no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados