Revista Veja: jogos vão aparecer em breve na iTunes Store do Brasil

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Essa semana a revista Veja conseguiu informações que podem alegrar usuários do iOS no país. Segundo Lauro Jardim, da coluna Radar on-line, a Apple já negocia com as editoras e “dentro de trinta dias, a iBookStore, seu serviço de venda de livros digitais, estará funcionando no Brasil”. Além disso os jogos, que até hoje não estão disponíveis na loja, devem aparecer até o final do mês também.

O colunista esquece, no entanto, que a iBookStore já está disponível para usuários no Brasil e já disponibiliza certos livros gratuitos e em português desde o lançamento da iTunes no país. O que ele provavelmente quis dizer é que a Apple estaria negociando o início da venda de livros digitais com as editoras. Mas o artigo foi publicado no dia 1 de abril e caberia em um tweet, então perdoem-me se eu não deposito muita crença nele.

A revista também teria recebido mais informações sobre a venda de conteúdos da Apple no Brasil, dessa vez envolvendo os jogos da AppStore. Em um artigo publicado no dia 3 (ufa!) a colunista Renata Honorato, da Vida Digital, diz que “a empresa vai disponibilizar apenas jogos avaliados pelo Ministério da Justiça”, já que eles precisam passar pela destemida classificação indicativa antes de terem permissão para serem vendido no país.

Dito isso, nos resta imaginar como será o processo de aprovação que o Ministério terá de executar. Eles vão fazer um mutirão para aprovar os estimados 95 mil jogos (estatísticas do 148apps) disponíveis atualmente? Ou apenas os novos serão aprovados? Os desenvolvedores terão que ativamente pedir para serem classificados?

Há um dito popular em inglês que vez ou outra acompanha rumores ou boatos: take it with a grain of salt, que traduzido ao pé da letra é “receba com um grão de sal” e tem o sentido de “tome cuidado com esse rumor” pois trata-se de um rumor. Acho que no caso desses rumores específicos, dada a fonte e a data dele, eu aconselharia a “recebê-lo com um pacote inteiro de sal”.

Ainda assim, eu aguardo com “bafo mitigado” as duas novidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados