Já existem diversos meios de acessar uma versão offline da Wikipedia, seja por aplicativos para desktop, suas respectivas versões para celular ou até em DVDs vendidas por empresas afiliadas à conhecida enciclopedia online. Mas todas elas falham em um aspecto: não oferecem todos os artigos disponíveis, algumas mal chegam a 2 mil deles. Ontem a própria Wikipedia anunciou que resolveu esse problema, disponibilizando toda a enciclopédia em um arquivo gigante de 9,7 GB.

Para criar o arquivo a organização usou o formato OpenZIM, que é um tipo de formato de compactação “especificamente criado para compartilhar conteúdo Wiki”, dizem eles. Disponibilizar esse arquivo em um servidor, obviamente, explodiria todas as cotas possíveis, então a Wikipdia lançou a coletânea por meio de um torrent que você pode baixar aqui.

Dentro desse arquivo estão apenas os artigos em inglês da Wikipedia (ao menos os criados até janeiro desse ano) e sem as imagens disponíveis na versão online. Para se ter uma ideia, se apenas as miniaturas de imagens dos artigos fossem adicionadas o tamanho final do arquivo seria de mais ou menos 100 GB. Mas estão incluídas nesse arquivo todas as listas, tabelas, citações e fórmulas matemáticas. Então é bem completo e suficientemente ilustrado.

Erik Moeller, da Wikipedia, especificamente cita no post do blog oficial que essa versão offline do site vai ser bastante útil durante um apocalipse zumbi. Eu acho que ele foi tendencioso para os zumbis e esqueceu que a possibilidade de ataque alienígena é algo igualmente provável.

Receba mais sobre Wikipedia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados