Nova York planeja instalar orelhões de internet grátis

Terminais com visor touch de 32" vão mostrar restaurantes próximos.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

A gente já sabia desde o ano passado que os orelhões estão com os dias contados. Ineficientes e depredados, carecem de investimentos no Brasil. Nos Estados Unidos, por outro lado, a cidade de Nova York planeja revitalizar esses equipamentos de uma maneira completamente nova: instalando os orelhões de internet nas cabines espalhadas pela cidade. E o melhor: vai funcionar de graça para os moradores e visitantes.

Lembra? (foto: @brunnoleonardo)

Depois de aposentar as fichas metálicas que davam vida aos orelhões, o governo de Nova York coloca para escanteio os cartões magnéticos e os próprios aparelhos telefônicos. No lugar deles haverá terminais com visor touchscreen de 32 polegadas. Obviamente, tais equipamentos estarão ligados à internet.

A ideia é fornecer informações sobre localidades próximas, como se fosse uma central para visitantes. De acordo com o The Verge, vão mostrar a localização de restaurantes, estabelecimentos comerciais e atrações turísticas. O site também reporta que alertas de segurança aparecerão nas telas.

Tudo isso sem pagar absolutamente nada. No projeto inicial com 250 cabines não terá cobrança alguma. Em vez disso, o governo adota o método a la Google de ganhar dinheiro mostrando propaganda contextual.

Serviços como email ou Skype podem virar opções nessas cabines futuramente. A ideia não foi descartada, mas infelizmente também não frequenta o planejamento para o programa piloto dos orelhões de internet.

Os terminais em desenvolvimento pela empresa City 24×7 são resistentes à água, para uma limpeza mais profunda quando estiverem emporcalhados, o que eventualmente vai acontecer.

Caso dê certo, espera-se que as smart screens (como as telas vêm sendo chamadas) cheguem aos quase 13 mil orelhões da cidade.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados