Início » Gadgets » BlackBerry PlayBook não aceitará aplicativos Android de fontes desconhecidas

BlackBerry PlayBook não aceitará aplicativos Android de fontes desconhecidas

Atualização removerá a possibilidade de instalar aplicativos por sideloading.

Paulo Higa Por

A RIM anunciou que os donos de PlayBook não poderão mais instalar qualquer aplicativo Android no tablet. Atualmente, um aplicativo *.apk pode ser transferido do computador para o PlayBook e instalado manualmente, método semelhante ao que utilizávamos há alguns anos em feature phones, com aplicativos em Java. Essa funcionalidade, no entanto, deverá ser removida com uma atualização de software.

De acordo com a fabricante, a instalação de aplicativos *.apk por sideloading facilita a pirataria de software e prejudica os desenvolvedores. É fácil encontrar aplicativos pagos sendo distribuídos gratuitamente em sites de compartilhamento de arquivos ou em mercados alternativos. No Android, basta permitir a instalação de arquivos de "fontes desconhecidas" para instalar qualquer aplicativo. No tablet da RIM, não será mais permitido utilizar essa técnica.

Os usuários que desejarem instalar aplicativos nativos do Android no BlackBerry OS deverão utilizar a App World, loja de aplicativos da RIM. Os principais aplicativos do Google Play Store deverão estar facilmente disponíveis para instalação. Haverá uma alternativa para que desenvolvedores possam testar seus programas, mas ainda não há maiores detalhes. Alec Saunders, vice-presidente de relações com desenvolvedores, acredita que 25% dos aplicativos para Android são pirateados.

A novidade certamente não será muito bem recebida pelos usuários da plataforma e chegará com a versão 2.1 do BlackBerry OS. De qualquer forma, você provavelmente não será obrigado a aceitar a atualização e, se muitos usuários reclamarem, não é difícil a RIM voltar atrás ou hackers criarem meios para burlar essa limitação.

Com informações: Android Community, Electronista.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

vonetti
Ainda nao entendi! Ajudem-me! Quem tem blackberry nao pode ter o googleplay???
Tiago C. Araújo
Sou usuário Blackberry e Playbook e acho que a decisão foi 100% certa... Blackberrys tem um mercado consumidor completamente diferente do nixo pretendido pela APPLE e Androids... Nos Blackberrys segurança é prioridade, tudo o que entra na APP World é verificado antes pela RIM. Hoje, qualquer aplicativo Android pode ser submetido a APP World, pois são praticamente compatíveis com o sistema QNX desenvolvido para o PLaybook e em desenvolvimento para smartphones Blackberry, logo, não vejo motivo nenhum para procurar aplicativos fora da APP World. Bom... mas isso é só minha opinião pessoal... sei que algumas pessoas podem não gostar dessa decisão... mas pelo pouco que conheço o público da RIM Blackberry, essa decisão é no mínimo benéfica aos usuários.
Lucas Herrera
Nenhum dos melhores jogos é compatível, se eu não me engano o único que é compatível é o UNO, nem preciso comentar né. Eu tinha tentado baixar, mas o próprio aplicativo faz a validação, aí teria que procurar específico pra ele mesmo, eu ainda não tive paciência pra ficar fazendo isso. Só lembrando que o meu é o primeiro Transformer, já ouvi dizer que os jogos rodam normalmente no Tranformer Prime, mas aí é outro nível de preço né. Eu fiquei um pouco arrependido com o Transformer, as coisas são meio travadas, não é nada fluído como no ipad. A atualização pro ICS deixou ele mais espertinho, em compensação veio completamente bugada, o tablet desliga sozinho com frequência, entre outras coisinhas chatas, estou esperando uma nova atualização pra resolver isso. Se eu fosse escolher um tablet hoje iria de ipad, mesmo adorando o Android.
@TatoGomes
Mas a pirataria nunca vai acabar. Sempre tem um jeito. Mesmo que não permitam apk, vão dar um jeito de não precisar atualizar essa versão de firmware do Playbook. Ou criar uma versão alternativa que permite, algo como o root do Android, sei lá... O legal é ver que esse tipo de atitude está sendo combatida e que só exista alternativas para quem realmente tem a capacidade e a coragem de modificar todo o aparelho de uma forma não-oficial, digamos. Quem usa esse tipo de artimanha de instalar via apk, mas não tem tanto conhecimento para ficar "burlando" firmware vai se dar mal.
@TatoGomes
Dessa eu não sabia, hein... Estou cogitando comprar um novo tablet e o Transformer estava no TOP 3. Mas sem os jogos da Gameloft não rola. Os melhores jogos para Tablet são feitos por eles, além de eu já ter comprado a maioria também pro meu Galaxy Tab. Mas também, seja lá por qual motivo, porque hardware pra isso ele tem de sobra, a Play Store tinha razão. Tanto que existem versões alternativas para o Transformer e o jogo não rodou quando você instalou o apk. Vai entender...
@LBKatan
"E, para esses, sempre tem um jeitinho de cortornar…" Aí você também abre as portas para os caras que fazem "pirataria" de R$20, que você tanto quer que morram. Você, praticamente, falou "Que se fechem as portas para a pirataria, mas que se abram as portas para a pirataria!" He.
Lucas Herrera
Eu sou um pouco frustado com isso porque tenho um Asus Transformer. Ele não roda nenhum dos melhores jogos da Gameloft e eu tenho todos comprados porque também tenho um Galaxy S2. E a maioria dos jogos que não rodam nele funcionam no Motorola Xoom que possui praticamente a mesma configuração: processador, resolução de tela, etc. Eu não consegui instalar jogos piratas nele porque os próprios jogos fazer as validações dentro deles, existem alguns outros apks feitos especialmente pro Transformer mas eu não tive tempo e nem saco pra ficar indo atrás. Mas esses é um dos casos onde eu não vejo nada de errado em piratear aplicativos.
@TatoGomes
Honestamente eu só passei por isso duas vezes: uma o apk nem instalou. Na outra, chegou a instalar, mas era incompatível com a resolução do meu aparelho. Ou seja, nas duas vezes a Play Store tinha razão. Se isso acontece com outros aparelhos, eu não tenho o que dizer. E também a discussão nem é Android, é o Playbook. Eles já fazem muito de rodar apps do Android...
Lucas Herrera
E quando a play store não permite a instalação do aplicativo porque o seu dispositivo é incompatível. Faz o que? Senta e chora?
@TatoGomes
Quando o cara pirateia um jogo de mais de 100 reais, você condena, mas até releva. Agora quando o cara pirateia um apk de no máximo 20 reais, é pra mandar matar. Acho boa a decisão da RIM. Alguns colegas citaram alguns problemas, mas acho que estes não atingem a grande maioria dos usuários. E, para esses, sempre tem um jeitinho de cortornar...
Pierre
E aqueles aplicativos que a play store teima em dizer que não são compatíveis com teu tablet, mesmo rodando perfeitamente nele quando instalado pelo apk, nunca mais.
Lucas
Tá virando a Apple?
Forbidden_404
o NDK? Ai, coitado mesmo... ):
iamthiagosilva
É que não rodava porque os jogos eram feitos usando as ferramentas de desenvolvimento nativo do Android, o que significa que o Playbook nem rodava, coitado.
Forbidden_404
Não sei se pegava antes, mas agora é que não vai pegar mesmo HASUDHASUDUAS
Exibir mais comentários