A descoberta de que existe um malware atacando Macs ao redor do mundo pegou muita gente de surpresa. A Apple está incluída nesse grupo, já que apenas no dia 3 de abril a empresa liberou uma correção para a falha do Java que a própria Sun já havia corrigido em fevereiro. Hoje a empresa da maçã calçou as sandálias da humildade e declarou que vai ativamente tentar livrar os computadores da infecção com a criação de uma ferramenta própria para isso.

Usei “declarou” por mera formalidade no parágrafo anterior, já que a Apple não anunciou nada. A empresa apenas postou esse tópico no fórum de suporte. O tópico diz que a Apple não só está desenvolvendo essa ferramenta como também vai trabalhar com provedores ao redor do mundo para desativar a rede de computadores zumbi que estão infectados.

Obviamente a tática de segurança por obscuridade já não funciona mais para a Apple. Cada vez mais malwares para Mac estão sendo criados, seja explorando uma falha em aplicativos de terceiros ou em conjunto com bugs no próprio OS X. Então é bom ver que a empresa está mudando sua atitude e ativamente buscando uma solução para seus usuários no lugar de apenas liberar uma correção de segurança quando o ventilador já espalhou toda a… bom, você sabe.

Atualização às 14:00 | A empresa de segurança online F-Secure saiu na frente da Apple e criou uma ferramenta para remoção do malware Flashback que está disponível para download no site da empresa.

Chamado intuitivamente de de Flashback Removal Tool, o programa é gratuito e simples: basta descompactar e rodar. Além disso ele também cria um log no Mac do usuário e o salva na área de trabalho, o que deve listar quais são as ações foram executadas.

Com informações: Naked Security.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados