Uma das maiores novidades do Windows 8 é a presença da Metro UI, uma interface clean, com fontes fáceis de ler, design com cores sólidas e ícones monocromáticos. A Microsoft utiliza o mesmo conceito no Windows Phone e no Xbox 360, mas ainda trabalha para adotar a interface em outros produtos. Imagens surgidas recentemente indicam que os serviços do Windows Live receberão uma atualização no visual em breve.

O leitor do Tecnoblog Felipe Zorzo notou mudanças na interface de algumas páginas dos serviços do Windows Live durante o feriado prolongado de Páscoa. Uma das telas de cadastro apresenta um visual com fontes ligeiramente maiores que as utilizadas atualmente e campos mais espaçados.

Nova página de criação de Live IDs.

Ao clicar (ou tocar) na seta que aparece no canto superior esquerdo da página, uma lista com os principais serviços da Live aparece em formato de Live Tiles, os blocos dinâmicos usados na interface imersiva do Windows 8. Repare que a tradução ainda está incompleta; enquanto a página está em inglês, o nome dos serviços aparece em português.

A página parece estar nos seus primeiros estágios de desenvolvimento. Os serviços são listados num menu que aparece após clicar numa seta minúscula, que pode passar despercebida por usuários finais, além de possuir problemas de usabilidade — digamos que clicar duas vezes só para alternar entre email e SkyDrive é algo desnecessário. O ícone do serviço em uso, portanto, deve aparecer logo abaixo da seta para indicar que há algo ali.

Menu com Live Tiles lista os principais serviços do Windows Live.

As modificações indicam que a Microsoft está redesenhando o layout de seus serviços com o objetivo de facilitar o uso por usuários de PCs com tela sensível ao toque. Faz sentido, já que o Windows 8 é o primeiro sistema operacional da Microsoft desenvolvido pensado para tablets. O visual também estava bem cansado; os serviços da Live não recebiam mudanças profundas na interface há anos.

SkyDrive com layout diferenciado aparece em vídeo oficial de divulgação do Internet Explorer 9.

Um comercial do Internet Explorer 9 publicado há um mês no blog oficial do navegador mostra a página do SkyDrive com um layout bem diferente do atual, inclusive com a barra preta no topo, semelhante às imagens citadas anteriormente. Logo, é bem provável que o novo visual apareça nos próximos meses para todos os usuários.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
"SkyDrive com layout diferenciado aparece em vídeo oficial de divulgação do Internet Explorer 9." Ahhh... No! Aquele é o IE 10 no Windows 8th! XP
Paulo Higa
\o/
Fabio
Citado no http://www.neowin.net/news/screenshots-reveal-metro-ui-headed-to-windows-live-web-services \o/
@garbigaus
Testei o Windows 8 em um notebook, para usar o mouse touchpad este visual fica uma porcaria. Fica melhor em tablets mesmo...
Luandersonn
O app, no login vai ter "Microsoft Mail", mais chamado de "Mail"
@Jpedrosferreira
Isto é muito bom, as mudanças são sempre muito boas, o Windows e a Live precisavam mesmo de um "tapa" no visual e uma inovada, infelizmente ainda existem aqueles chatos que não querem saber de inovação e ficam criticando a interface Metro.
Tweener_
O Windows Live Mail vai virar só Mail: "As Windows Live ID passarão a ser chamadas de Microsoft Account, que também já ganhou um novo site que unifica as demais contas no Xbox, Windows Phone e Office. Além dela, outros produtos com a grife Live serão rebatizados: Windows Live Mail será apenas Mail [...]" http://tecnoblog.net/92347/windows-8-live-zune/
@oroshy
Diria que é estranho, mas se você mudar o ponto de visão e olhar para o futuro da microsoft nesses proximos mêses verá que não vai ser sincronizado documentos entres dois telefones, mas sim com um tablet e um desktop, isso sendo possível com o Windows 8. Querendo ou não o Skydrive é o Dropbox da Microsoft só não é um fato consumado por conta de uma data que é a do lançamento do Windows 8.
Paulo Higa
Pensando por esse lado é verdade. Apesar de não ser tão comum precisar manter dados sincronizados entre dois celulares. :-P A falta de um aplicativo para Windows vai ser resolvida no Windows 8: http://www.gemind.com.br/12050/skydrive-windows-8-perde-oportunidade/
@oroshy
Eu altero um arquivo .doc no meu Windows Phone ele é automaticamente enviado ao meu skydrive, se eu tivesse outro aperelho ele sincronizaria também. Mas isso não está longe de acontecer, uma vez que temos aplicativos do Skydrive para Android e iOs. O que falta mesmo para ele é um aplicativo para Windows 7. Se eu tivesse dois aparelhos com windows phone, eu teria meus documentos sincronizados pelo Skydrive, ou não?
Paulo Higa
Não entendi o "sincronizar com o Live", mas talvez meu conceito de sincronização seja diferente do seu. Se você alterar um arquivo no seu HD, uma versão atualizada é automaticamente enviada para o SkyDrive e os outros dispositivos conectados a sua conta? Se não, os arquivos não são sincronizados — esse trabalho fica por conta do Live Mesh e outros serviços concorrentes, como Sugar Sync, Ubuntu One e o próprio Dropbox. O SkyDrive está caminhando para ser o "Dropbox da Microsoft" com os novos recursos do Windows 8, mas ainda não é. Não sei se ficou claro, mas acho que este post pode ajudar a esclarecer meu ponto de vista: http://www.rodrigoghedin.com.br/blog/skydrive-dropbox-microsoft :-)
Kowalski
:lol:
Paulo Higa
Hmm, apesar de ser chamado de "Armazenamento sincronizado do SkyDrive", não é bem assim que funciona. Os 5 GB do Live Mesh são separados dos 25 GB do SkyDrive. Enviar arquivos para um serviço não diminuirá o espaço disponível no outro.
@LBKatan
Isso é verdade. Eu acho que é legal. Acho, ainda não tenho certeza. =D
Luandersonn
Fique sabendo: Daqui para frente, na Microsoft, é Metro Metro Metro (Steve Ballmer)
Exibir mais comentários