Pagamento? NFC? Aonde? (Imagem: Divulgação)

Um dos maiores gateways de pagamento do Brasil, o PagSeguro, iniciou na segunda-feira (09/04) uma nova modalidade de pagamento. Agora os clientes poderão realizar transações financeiras por meio de seus smartphones, através da tecnologia NFC, onde dois objetos são aproximados para fazer uma troca de dados.

Inicialmente, a novidade só está disponível para três aparelhos, todos da Nokia: C7, N9 e 701. Para usar, é necessário baixar o aplicativo do PagSeguro disponível na loja de aplicativos da Nokia. A empresa planeja expandir o serviço para outras plataformas, com aplicativo prometido para Windows Phone em 2013. Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro, afirmou que está nos planos levar o aplicativo para Android e até mesmo iOS, caso a Apple implemente a tecnologia na próxima geração do iPhone.

O funcionamento é bem similar ao Google Wallet, utilizado nos Estados Unidos: para efetuar uma cobrança ou pagamento, basta aproximar dois smartphones com o aplicativo aberto. De acordo com Taquehara, o objetivo do serviço é expandir a atuação do PagSeguro, que hoje se concentra basicamente na internet, para que os clientes possam realizar pagamentos em bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, bem como realizar transações interpessoais.

A chegada do PagSeguro aos dispositivos móveis marca a novidade da tecnologia NFC no Brasil. É de se esperar que a tecnologia se espalhe ao longo do tempo: não pude deixar de notar em alguns estabelecimentos na minha cidade que algumas maquininhas novas da Cielo já possuem suporte para tal tecnologia, embora estejam desativados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados