Início » Internet » Microsoft vai cobrar por acesso à API de busca do Bing

Microsoft vai cobrar por acesso à API de busca do Bing

Avatar Por

A Microsoft anunciou hoje que vai passar a cobrar pelo acesso à API de busca do Bing. Essa API é implementada por desenvolvedores nos programas que de alguma forma usam o buscador da Microsoft para exibir resultados de pesquisas. A partir de uma data não determinada (!), a gigante de Redmond planeja cobrar 40 dólares ao mês que permitirão 20 mil requisições de busca pelo Bing. Esse valor será cobrado dos desenvolvedores pelo Azure Marketplace.

"Ah, se a Microsoft cobra tudo isso, vou usar o Google que é de graça!", vai pensar aquele desenvolvedor mal-informado. Quem acha que o Google não cobra por acesso à sua API de busca está (parcialmente) enganado. 100 requisições à API de busca dele são gratuitas mas o fato é que o Google cobra até mais do que a Microsoft: 5 dólares por mil requisições, o que equivale a 100 dólares a cada 20 mil requisições. Já o Yahoo cobra 80 centavos de dólar a cada mil requisições e 16 dólares a cada 20 mil requisições.

Até a Microsoft escolher a data para a transição final, desenvolvedores podem continuar usando a API de busca do Bing livremente, sem serem cobrados. E como forma de incentivar a migração, a empresa diz que a API de busca 2.0 do Bing vai trazer resultados mais recentes, relevância melhorada e mais oportunidades de monetização. Os desenvolvedores podem aceitar a ideia ou migrar para a opção mais barata, que é o Yahoo. Mas pelo bem da relevância nos resultados de busca seus aplicativos, vou chutar que eles vão optar pagar pelo Bing.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sou praieiro
Sim o bing tem está muito bom recomendo
Yangm
Mas esses caras cobram por tudo também. Nem anima ser um pequeno DEV hoje.
Pedro
Verdade. Também curti.
Gustavo B.
Negócio então é usar a API do DuckDuckGo :D
@andreih1
Pois é cara, eu já utilizo de um jeito diferente. A sua definição está correta, mas para computação tem um sentido diferente, olha aqui: 2. Implementar Dar execução. Levar à pratica. Computação: PROGRAMAR. http://www.dicionarioinformal.com.br/implementar/ E em engenharia de software os procesos que conheço, RUP por exemplo, utilizam "implementar" sempre no sentido de codificar a aplicação. Mas olhando pela definição normal da palavra a frase nem está errada, mas me confundiu rsrs Abraços
@LBKatan
Yahoo! e Bing são, praticamente, a mesma coisa. Quem faz alguma diferença é o Google. E não estou falando dos serviços integrados, estou falando de resultados. Testem nos três buscadores (eu fiz o teste com a palavra "Ferrari") e vejam como fica.
Gaba
Não que eu saiba. Sempre uso nos meus sistemas o termo implementar. A Microsoft criou a API, e nós implementamos ela no nosso sistema. E só para complementar: Significado de Implementar implementar(lat implementu+ar) vtd 1 Executar (um plano, p ex) Aplicar as medidas necessárias para levar (algo) a efeito. 3 Prover de implementos.
Gaba
Parabéns pela matéria. Mostrou os dois lados da moeda! Gostei!
@andreih1
"Essa API é implementada por desenvolvedores nos programas que de alguma forma usam o buscador da Microsoft[...]" Ficou um pouco estranha essa frase, quem implementou a API foi a Microsoft, o desenvolvedor "utilizou" ou "incorporou" a API no software. Acho que "implementar" no desenvolvimento de software é mais no sentido de "codificar". Abraços
RKNeto
Sou só eu ou isso vai diminuir os programas que usam o bing?
luizalbertotj
Se eles usarem o Yahoo, vão usar o Bing de qualquer forma, não?
Everton Favretto
Se bem não me engano, o Yahoo! usa o motor do Bing. Prevejo devs esquivando a MS usando o Yahoo!...