O que fazer com um celular antigo [Android]?

Descartar corretamente ou usar de formas criativas; saiba o que fazer com um celular antigo e seja consciente

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
Qual o destino so seu "velho" aparelho? (Imagem: Eirik Solheim/Unsplash)
Qual o destino so seu "velho" aparelho? (Imagem: Eirik Solheim/Unsplash)

Com tantos modelos novos lançados a cada ano, a quantidade de aparelhos em casa pode crescer rapidamente. Veja as sugestões logo abaixo, o que fazer com um celular antigo? Além de não prejudicar o meio ambiente, quais são as soluções criativas encontradas para o nosso “velho” companheiro?

Antes de listar sugestões, uma das minhas preferidas é transformar o aparelho em uma câmera de segurança. Nesse link, você saberá tudo sobre como deve realizar a transformação.

O que fazer com um celular antigo?

1.Descartar em local apropriado

Tudo bem, podemos trocar de aparelho quando o atual apresentar defeitos e ficar sem utilidade. Nesse caso, é importante saber como fazer o descarte do aparelho, não é simplesmente jogar no lixo.

Os celulares são componentes eletrônicos com placas e circuitos, feitos com materiais úteis quando empregados na tecnologia, mas altamente poluentes para o nosso meio ambiente.

Quando o aparelho é descartado, corretamente, em postos de coleta, passa por uma sequência de processos. É feita uma triagem para saber quais ainda tem condições de uso, sendo separados para doação. 

Em seguida, os aparelhos são desmontados e a carcaça, bateria e a PCI (placa de circuito impresso) são separados. Cada um desses componentes tem um destino específico.

O componentes considerados tóxicos são armazenados em tanques para não poluírem o ambiente. Os materiais não tóxicos são triturados e vendidos para outros países que tem tecnologia para fazer extração dos metais.

Descarte corretamente (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Descarte corretamente (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

2.Revender seu aparelho

Nem todas as pessoas têm condições de comprar celulares de última geração. Mas, a necessidade de possuir algum, só aumenta. Uma boa saída é vender por um pequeno valor o aparelho antigo, não irá para o lixo inapropriado, não ficará ocupando espaço em casa e poderá ajudar alguém sem tantos recursos financeiros.

3.Virar backup

O aumento da necessidade de ter um aparelho celular, somado à crise econômica, transformou a opção de backup como uma das mais saudáveis. Claro, essa opção só faz sentido se o usuário ficar com 2 aparelhos, o atual e o antigo como backup. 

Celulares se perdem, quebram e infelizmente, são furtados. Pensando dessa forma, é uma ótima ideia manter seu aparelho antigo guardado para o caso de necessidade. Vai dar um fôlego no orçamento, até conseguir comprar um novo aparelho.

4.Transformar em filmadora

Tanto faz o que for filmar: um casamento, o futebol do fim de semana com os amigos, um videoclipe ou até um filme independente, nada melhor que ter várias câmeras. Quando começar a edição, poderá misturar imagens de diferentes ângulos e posições para criar um vídeo muito mais completo. 

O seu antigo Android pode ser uma ótima opção de câmera extra. Mesmo os mais antigos, podem capturar vídeo de pelo menos 1.920 x 1.080 pixels a 30 FPS. Limpe todo o armazenamento do celular, deixando livre para sua expressão “artística”.

O celular pode ser sua segunda câmera (Imagem: Eugene Zhyvchik/Unsplash)
O celular pode ser sua segunda câmera (Imagem: Eugene Zhyvchik/Unsplash)

5.Monitor de bebês

Se estamos falando de gravação em vídeo, por que não usar essa possibilidade para monitorar o sono do herdeiro? Já existem aplicativos para smartphone com essa finalidade, controle de áudio e vídeo com opção bidirecional, para falar com seu bebê e tentar acalmá-lo mesmo sem ter que ir ao quarto.

6.Campainha com vídeo

Isso é muito criativo, ao invés de comprar todo um sistema de campainha inteligente, só precisa comprar uma webcam Wi-Fi. No mercado existem algumas marcas de webcam focadas em vigilância. Basta fixar seu antigo celular na parte de dentro de casa, e conectá-lo a webcam.

7.Virando GoPro

Esse é o último de vídeo, prometo. Seu aparelho já tem uma boa câmera, não precisa de tantos cuidados, pois não é o titular. Que tal “colocar ele para jogo” em suas aventuras, de bike, moto, trilhas, qualquer filmagem de ação! 

Em sites de venda de acessórios, é fácil encontrar suportes para prender o celular na bicicleta, em seu tórax, carros de controle remoto, sei lá, seja criativo. Caso use para filmar passeios de bicicleta, ainda podemos comprar um “botão” de obturador Bluetooth, para não ficar mexendo no celular enquanto pedala.

8.E-reader 

Gostaria de levar muitos livros com você, ou deixar na mesa de cabeceira? Pronto, seu smartphone antigo pode se transformar no seu aparelho e-reader. Não precisa comprar um Kindle, basta fazer o download do aplicativo da Amazon, efetuar o login com sua conta e carregar toneladas de livros somente com o peso do celular.

Celular pode ser e-reader (Imagem: Becca Tapert/Unsplash)
Celular pode ser e-reader (Imagem: Becca Tapert/Unsplash)

9.Player de músicas

Não tem coisa mais chata que dar em uma festa ou reunião social e todo mundo ficar conectado em sua caixa Bluetooth, escolhendo um monte de música aleatória. Pior, ficarem mexendo no seu celular para escolher as músicas. 

O antigo aparelho poderá ter somente o Spotify ou o Youtube Music, com todas as caixas da casa conectadas a ele, agora você tem uma central para controle de mídias da casa.

Transforme-o no "player" da casa (Imagem: Mildly Useful/Unsplash)
Transforme-o no “player” da casa (Imagem: Mildly Useful/Unsplash)

10.Celular para jogos infantis

Voltei para as crianças. O seu filho fica pedindo o seu celular para jogar, toda hora? Problema resolvido, apague tudo do smartphone e instale somente os jogos que você acha apropriados para ele, desative as compras e downloads da Play Store, agora seu filho tem um “Game Boy”, com melhor tecnologia.

11.HD externo

Se o usuário acumula muitas fotos dentro de seu aparelho, deixando-o pesado e lento, o celular anterior pode servir como disco de armazenamento para esses arquivos que atrapalham, mas que nos recusamos a apagar.

Além dessas sugestões, existem muitas outras formas criativas para “dar fim” ao seu antigo aparelho, sem poluir o ambiente ou desperdiçar dinheiro descartando algo que ainda tem funcionalidade. Divirta-se!

Com informações: Cnet 1, 2, The verge, eCycle

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados