Início » Computador » Surpresa: vendas de computadores crescem no primeiro trimestre

Surpresa: vendas de computadores crescem no primeiro trimestre

Por
7 anos atrás

Em meio aos tablets e smartphones de um mundo que acha que vive a tal da era pós-PC, é de surpreender que os computadores tradicionais tenham fechado o primeiro trimestre de 2012 em alta. De acordo com a empresa de pesquisa Gartner, os computadores tradicionais viram suas vendas globais aumentarem módicos 2,3% nos primeiros três meses do ano. Um resultado animador, dada a expectativa da companhia que o mercado encolhesse 1,2% no período.

Nos EUA, os destaques foram HP e Apple, que ajudaram o segmento a fechar no azul. A HP entregou 4,6 milhões de máquinas entre janeiro e março e cresceu 6,6% frente ao primeiro trimestre de 2011. Já a Apple chegou à marca de 1,7 milhões de computadores, crescimento de 5% em relação ao ano passado.

Já as grandes surpresas do mercado global foram a Lenovo e Acer, que viram suas vendas explodirem 43,7% e 22%, respectivamente. No total, em 2011 foram vendidos 87,3 milhões de desktops, notebooks e netbooks, contra 89 milhões de 2012. E os números podiam ser ainda melhores, se não fosse a crise no abastecimento de discos rígidos que aconteceu por conta das inundações na Tailândia.

“No geral, a falta de HDs no mercado teve influência nos resultados das vendas de computadores. Houve um efeito moderado em certos mercados, como máquinas de entrada destinadas a certas regiões. (…) Ainda assim, a menor demanda por computadores conseguiu minimizar os efeitos do desabastecimento de discos rígidos”, diz o relatório.

É claro um dia as vendas de tablets deverão ofuscar a comercialização de computadores tradicionais. Mas ainda que o segmento registre (tímido) crescimento, é cedo para decretar que já são parte do passado.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.