Intel mostra o que esperar das especificações dos ultrabooks

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Intel não tem feito muito segredo do que a empresa aguarda para a área de tablets com o Windows 8, que devem chegar esse ano. Agora a empresa revelou detalhes do que espera que as fabricantes de ultrabooks cumpram ao desenhar os futuros modelos de portáteis mais finos e leves do mercado. Uma imagem publicada pela fabricante de chips mostra uma estimativa de como os próximos ultrabooks devem parecer.

Segundo documentos encontrados pela CNET nas duas categorias que a Intel estabelece para ultrabooks (de 15 e 18 mm de espessura) existem itens que podem ser encaixados nas especificações e outros que não são recomendados. Um conector VGA, por exemplo, não vai ser bem-vindo no modelo de 15mm, assim como um HD de 2,5 polegadas com discos rígidos. Nessa categoria, é melhor usar um conector Thunderbolt e SSD ou um HD modelo ultra slim.

Um exemplo do que é possível conseguir com a limitação dos tamanhos dos componentes é mostrado na imagem abaixo.

Nesse caso a bateria teria 6,5 mm (polímero de lítio), o HD teria 7mm (2,5 polegadas padrão slim) e não haveria nenhuma soquete. E mesmo com todos esses elementos, e alguns outros, o ultrabook não chegaria a 18 mm. Ao menos na imaginação da Intel.

Essas indicações, por sinal, são realmente meras diretrizes. A Intel não obriga que as fabricantes cumpram esses requisitos para fabricar os ultrabooks. Mas a conhecida produtora de chips parece dizer que se elas seguirem esses padrões vão criar produtos que tenham um maior apelo ao consumidor e por isso vão ser mais vendidos. Ou ao menos é o que esperamos.

Vale lembrar que um dos Intel Developer Forum deste ano acontecerá aqui no Brasil, mais especificamente na capital paulista no dia 15 de maio. Estaremos lá para mostrar o que a Intel tem de novidades para o mercado de tecnologia e para o mercado Brasileiro em geral, portanto não precisaremos aguardar muito pelas novidades. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados