Marca do Windows 8 | Clique para ampliar

Não há mais dúvida. Em um artigo no blog oficial do Windows, a Microsoft confirma que, de fato, o próximo sistema operacional vai se chamar “Windows 8”. Até o momento, tal nomenclatura era tratada como um codinome — algo a ser mudado quando o nome comercial do produto fosse decidido. Além de informar que Windows 8 é o nome do próximo sistema, a Microsoft deu detalhes sobre o número de edições nas quais o sistema será oferecido.

Diferentemente do que acontece hoje em dia, em que há inúmeras edições disponíveis (ou SKUs, termo adotado pelo mercado para este tipo de versão), o Windows 8 terá apenas quatro. Os consumidores finais terão que escolher entre somente duas: Windows 8 e Windows Pro. Cada SKU tem suas especificações próprias.

Além dessas duas versões, teremos o Windows 8 RT. Trata-se do Windows on ARM. Ou seja, a versão do Windows produzida especialmente para chips que utilizam a arquitetura ARM. Possivelmente será usado em tablets e outros dispositivos móveis ou de baixo consumo de energia.

Segundo Brandon LeBlanc, que assina o artigo com o anúncio oficial, a maioria dos consumidores deve optar pelo Windows 8 tradicional. O Pro virá com alguns recursos a mais: virtualização, criptografia (BitLocker), gerenciamento de PC, entre outros.

A atualização do Windows 7 para o Windows 8 deve ser facilitada, como já acontece atualmente do Vista para o Windows 8. Ainda assim, uma instalação limpa é sempre bem-vinda. Windows 7 Starter, Home Basic e Home Premium atualizam para Windows 8 ou Windows 8 Pro. Windows 7 Professional ou Ultimate devem passar pelo upgrade para o Windows 8 Pro.

De acordo com a MS, uma versão “em idioma local somente” será vendida na China e alguns mercados emergentes. Parece que o Brasil não figura desta lista.

Caberá aos OEMs determinar a instalação do Windows 8 RT. Essa decisão não ficará a cargo dos consumidores, tendo em vista que essa SKU deverá ser preparada para rodar especificamente com o dispositivo a ser adquirido pelo usuário final.

Somente o Windows 8 RT contará com aplicativos de produtividade previamente instalados. Essa versão do sistema terá Word, Excel, PowerPoint e OneNote instalados de fábrica para os usuários.

Para empresas a Microsoft se reserva o direito ainda de vender o Windows 8 Enterprise, voltado para esse tipo de finalidade. Não será uma edição comercialmente disponível para comprar nas prateleiras, pelo que a companhia diz.

Atualizado às 14h20.

Receba mais sobre Windows 8 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados