Primeiro a Windows Store, a loja oficial de aplicativos do Windows 8, chegou a Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia e Japão ainda em caráter experimental. Agora há pouco a Microsoft anunciou que esse número de mercados nos quais a loja de apps funcionará sobe para 38 antes mesmo de o Windows 8 ser lançado. O Brasil está na lista de nações contempladas com uma loja própria já na segunda leva de atualização da plataforma.

A Microsoft diz que milhões de usuários baixaram aplicativos da Windows Store em edições destinadas a mercados específicos (os cinco listados acima) ou na seleção “Restante do mundo”, direcionada para quem não faz parte destes países.

No início da noite a companhia informou que as 33 localidades passam a admitir o envio de aplicativos para análise e aprovação. Esse é o passo inicial para popular a Windows Store nos diversos mercados em que o Windows 8 estará presente. Como noticiado antes, a MS diz que o Brasil é um desses mercados importantes e o português é admitido como um dos idiomas considerados principais na Store.

O português consta da lista de linguagens de certificação da Windows Store (tanto na variante do Brasil como na de Portugal). A Microsoft exige que todos os apps sejam publicados com presença em pelo menos um destes idiomas.

Da mesma forma, a proprietária do Windows 8 (conheça os acertos e erros do visual Metro na visão do designer Marcel Müller) anunciou que a taxa anual para desenvolvedores será cobrada em real: R$ 80 para indivíduos e R$ 160 para empresas. Aceitam tanto depósito como transferência via PayPal dos desenvolvedores brasileiros.

Compra in-app

O Windows 8, cujo nome oficial foi confirmado na terça-feira (17/4), terá duas edições comercialmente disponíveis — a tradicional e a Pro —, bem como duas edições especiais voltadas para grandes empresas e dispositivos móveis com arquitetura ARM. A Microsoft diz que o cronograma está acertado e que essa atualização no funcionamento da Windows Store reflete a conformidade com que nos encaminhamos para o lançamento do próximo Windows. Estão arrumando a casa para o momento em que o convidado especial chegar.

Usuários podem baixar o Windows 8 Consumer Preview livremente, desde que compreendam que se trata de um sistema preliminar que pode apresentar falhas. Os dados de uso do sistema, averiguado em milhões de máquinas, permitirá que a MS faça ajustes no funcionamento da Windows Store, afirma a companhia no blog oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados