No final de março o Google liberou o Account Activity que reúne diversas dados dos mais variados serviços em uma determinada conta do Google. Agora a empresa oficializou o Gmail Meter, que deve fazer os fanáticos por gráficos e estatísticas irem as loucuras. Trata-se de um script criado em 2011 por um colaborador do Apps Script e que foi aperfeiçoado no começo do mês. Ele se conecta à sua conta para mostrar diversos detalhes, praticamente como um Analytics para o Gmail, por assim dizer.

Para configurá-lo é necessário passar por uma via semi-sacra: abra o Google Docs, crie um novo documento no formato de planilha, vá no menu Ferramentas, clique em Script Gallery, procure pelo Gmail Meter e clique em Install. Depois de instalado, você verá um novo item no menu, chamado Gmail Meter. E depois de clicar nesse menu e selecionar Generate a Report, ele vai vasculhar sua conta do Gmail por informações. O script demora um pouco para pegar os dados, mas funciona. Ou é o que diz a lenda já que eu sequer consegui instalar o dito script.

Dentre os dados que podem ser exibidos estão o padrão de tráfego (que mostra os emails enviados e recebidos em cada dia), o volume de emails (separando por quais foram considerados importantes, marcados como estrela e etc), tempo antes de resposta (que mostra quanto tempo em média você demora para enviar uma resposta a um email e vice-versa) e até qual a sua média de palavras em uma mensagem.

Na prática não há muito uso nas estatísticas angariadas pelo Gmail Meter, mas é bonitinho de se ver. E se você quiser saber exatamente como o script funciona, esse tutorial relata cada um dos dados e como ele os acessa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre Magno
O Google Drive (Docs) migrou a Galeria de Scripts para a loja de Complementos. Eu não encontro um Complemento chamado Gmail Meter. Perdemos o recurso? Vejo que existe o gmailmeter.com, mas será que é seguro e trata-se da evolução do script? Tem como saber se a Google aprova (em termos de segurança)?
@fsouza
Rafa, consegui instalar mas não conseguir encontrar a função "Generate a report", onde está? Parabéns pelo texto
@d_palmeira
Para mim funcionou tambem..
dayvson
eu consegui...
matheusmachado7
Não consegui instalar também :( Fica um século "Installing". E tá assim lá até agora :P Agora não mais, porque eu fechei :P
Rafael Silva
Eu imagino que o Google não iria divulgar no blog oficial deles um script que não tivesse passado por extremo escrutínio por parte da empresa.
Rafael Silva
E esse é um dos motivos pelo qual eu não disse que ele é completamente inútil. :P
Bruno
esse script é oficial mesmo ou alguem desenvolveu?
@leocavia
Mas o que aconteceu com a instalação? Não funciona em algum browser específico? No meu Mac Lion OS, com o Chrome, não rolou também...
Marcoscs
difícil é achar um geek que não goste de estatísticas e gráficos, rsrsrrsrsrsrs
Renato Centeio
"Na prática não há muito uso nas estatísticas angariadas pelo Gmail Meter" - Há, sim, muito uso, principalmente para empresas que possuem um atendimento por e-mail via servidor Google. O controle de tempo de resposta é muito interessante nesse caso.