Início » Internet » Gmail Meter: perfeito para geeks que gostam de estatísticas e gráficos

Gmail Meter: perfeito para geeks que gostam de estatísticas e gráficos

Por
7 anos atrás

No final de março o Google liberou o Account Activity que reúne diversas dados dos mais variados serviços em uma determinada conta do Google. Agora a empresa oficializou o Gmail Meter, que deve fazer os fanáticos por gráficos e estatísticas irem as loucuras. Trata-se de um script criado em 2011 por um colaborador do Apps Script e que foi aperfeiçoado no começo do mês. Ele se conecta à sua conta para mostrar diversos detalhes, praticamente como um Analytics para o Gmail, por assim dizer.

Para configurá-lo é necessário passar por uma via semi-sacra: abra o Google Docs, crie um novo documento no formato de planilha, vá no menu Ferramentas, clique em Script Gallery, procure pelo Gmail Meter e clique em Install. Depois de instalado, você verá um novo item no menu, chamado Gmail Meter. E depois de clicar nesse menu e selecionar Generate a Report, ele vai vasculhar sua conta do Gmail por informações. O script demora um pouco para pegar os dados, mas funciona. Ou é o que diz a lenda já que eu sequer consegui instalar o dito script.

Dentre os dados que podem ser exibidos estão o padrão de tráfego (que mostra os emails enviados e recebidos em cada dia), o volume de emails (separando por quais foram considerados importantes, marcados como estrela e etc), tempo antes de resposta (que mostra quanto tempo em média você demora para enviar uma resposta a um email e vice-versa) e até qual a sua média de palavras em uma mensagem.

Na prática não há muito uso nas estatísticas angariadas pelo Gmail Meter, mas é bonitinho de se ver. E se você quiser saber exatamente como o script funciona, esse tutorial relata cada um dos dados e como ele os acessa.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.