Início » Software » Aplicativo falso do Instagram para Android traz malware

Aplicativo falso do Instagram para Android traz malware

Por
6 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Sucesso incontestável desde que foi lançado para o Android, o Instagram agora sofre dos males do sucesso: está circulando pela internet uma versão falsa do aplicativo, que na verdade é um malware.

O app falso surgiu inicialmente na Rússia, a partir de uma página (obviamente) falsa. Nessa página havia um link para um arquivo *.apk do Instagram, modificado com código malicioso. Ao copiar o arquivo para o celular e instalar, o aparelho era infectado.

Na Rússia, o Instagram tira fotos de você

Ao executar o aplicativo falso, o celular começa a enviar mensagens de texto para um determinado número. Esse número é um “número premium”, e cada mensagem de texto recebida gera um determinado valor. Assim, o criador do falso app podia ter centenas, talvez milhares de mensagens por dia sendo creditadas em sua conta e ganhar uma boa quantia no final do mês.

No final das contas, o malware se aproveita muito mais da falta de conhecimento de alguns usuários do que de uma falha de segurança em si. Ao optar por baixar o programa de um site qualquer, e não do Google Play, o usuário acaba sendo vítima de arquivos infectados e ataques ao celular. Por isso, fica a dica: ao baixar aplicativos para seu Android, lembre-se de sempre utilizar os sites e serviços oficiais.

Com Informações: Gizmodo.