Eis um caso em que a burocracia pode ter ajudado o Megaupload a se safar de um processo: o FBI e as autoridades neozelandesas com quem eles trabalharam aparentemente esqueceram de acusar formalmente o site e seu fundador, Kim Dotcom, dos crimes que supostamente cometeram. A afirmação não é de nenhum dos advogados de Dotcom: é do próprio juiz americano responsável pelo caso, Liam O’Grady.

Kim Dotcom

Segundo o juiz, ele disse hoje ao FBI que “eu francamente não sei se teremos um julgamento” porque o Megaupload nunca foi acusado formalmente, já que é uma entidade de fora dos EUA e estariam, portanto, fora da jurisdição do país. As informações são do site NZ Herald News. Kim Dotcom, no entanto, é acusado nos EUA de conspiração para cometer infração de direitos autorais, lavagem de dinheiro e infração de direitos autorais.

A ideia do FBI era extraditar Kim Dotcom e outros seis responsáveis pelo site para os EUA, mas se eles não forem formalmente acusados a extradição de nada adianta. E esse não foi o primeiro dos erros: as autoridades neozelandesas, que emitiram erroneamente um mandado de busca e apreensão para as propriedades de Kim Dotcom, também se embananaram. O mandado correto foi emitido apenas na semana passada, semanas após a polícia prender Kim Dotcom e apreender seus bens.

Atualmente Dotcom e seis dos seus companheiros aguardam, em liberdade, para ter sua extradição da Nova Zelândia julgada. Mas como essa extradição se baseia nas acusações contra o Megaupload, o fato do site não ter sido formalmente acusado pode fazer com que o julgamento de extradição seja arquivado.

Se um erro burocrático vai fazer com que o maior processo envolvendo pirataria seja arquivado ainda não sabemos. Mas o futuro do Megaupload e todos os seus 1100 servidores apreendidos nos EUA acaba de ficar mais incerto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@mateuscmf
Na torcida , VOLTA MEGAUPLOAD Õ/
Ronyan_
Nelson says: Haha.
Outro Leitor
Tinham que disponibilizar esse filme ou no TPB ou no Rapidshare. :D
@victoygor
Acho que esse negócio ai do :Megaupload só é para chamar a atenção!!! Para extinguir com a pirataria não é tão simples assim não!
Adriano
Devia fazer um filme sobre o Megaupload mostrando como Kim Dotcom inaugurou o site de compartilhamento e muita ação na hora da prisão dele ia ser sucesso de downloads nos torrents.
Bitstorm
Espero que volte... quero meu premium de volta!! =/
Thiago Sabaia
Claro, desativou o MegaPorn, o site que ele acessava direto hsuahsuahsuahsuahsuahsua
Diego
O Juiz tinha uma conta premium no MEGA... Com certeza! O mega pode até não voltar, mas os arquivos não podem ser deletados!
Rafael Silva
Na verdade é no segundo e um é conspiração para cometer infração de direitos autorais e a outra são infrações de direitos autorais propriamente ditas. Bem diferentes uma da outra. ;)
@JBMedeiros
Tem dois "infração de direitos autorais" no primeiro parágrafo.
@christianocombr
humm, aposto que no megaupload tinha um modelo dos documentos para acusação disponível para download zipado em algum lugar, pena que o site tá desligado né?
Zarohpyel Nefilim (@rodrigorsena)
;D NÃO SABEM MAS FAZER LOBBY ESSE POVO espero que o Megaupload voltei e coloque uma PI*A na pagina escrito "CHUPA FBI"
Rodrigo Cardoso
Eu sabia que Foi tudo um lobby mal feito das grnades empresas "prejudicadas".
Tweener
FBI Says: Oops!
AyslanDielf
Espero que volte e dando muito prejuízo, fizeram de tudo para derrubar o cara e acabaram caindo com as próprias pernas, se for fazer algo, faça direito.
Exibir mais comentários