Arquivos do computador para download via web

Nem só de armazenamento de arquivos na nuvem vive o usuário de internet dos dias atuais. A Microsoft, como você sabe, lançou hoje o aplicativo de SkyDrive para Windows que funciona a la Dropbox e sincroniza todos os arquivos salvos na pasta “SkyDrive”. Esses 7 GB gratuitos (ou até 25 GB se você seguir a dica publicada pelo Tecnoblog), porém, não são tudo porque o aplicativo de SkyDrive também permite acesso remoto ao computador.

Quem deu a deixa foi o leitor Luiz Alberto Franco no Twitter. Ele verificou que, ao entrar no site do SkyDrive, aparecia o nome do computador dele (aquele que fica salvo nos ajustes do Windows). Ao clicar ali, o usuário tem a opção de receber uma espécie de PIN por email que habilita o acesso a todos (sim, todos) os arquivos do computador.

Eu falei com Felipe Zorzo, profissional de TI e antigo redator do Gemind que publicou em primeira mão sobre os pacotes pagos de gigabytes adicionais no SkyDrive. De acordo com o Felipe, até tinha como acessar os arquivos remotamente, mas não na interface do SkyDrive para web. Tal recurso existia anteriormente no Live Mesh.

Quanto eu digo que são todos, refiro-me a todas as partições presentes na máquina. Aqui para mim aparecem C:, D: e E:, bem como possíveis pendrives plugados na máquina e o leitor de CD/DVD. Confira na imagem abaixo.

Além de baixar para o computador, o SkyDrive dá a opção de copiar os arquivos selecionados para a nuvem da Microsoft. Algo me diz que a implementação da ferramenta foi feita para facilitar ainda mais o backup de diretórios inteiros — são até 25 GB de espaço, muito mais do que qualquer concorrente.

Ao que tudo indica, o recurso de acesso remoto pela web dos arquivos depende da instalação do aplicativo de SkyDrive. Esse é o caminho óbvio que a MS tomaria para chegar nesse resultado. E, é claro, o computador que você deseja acessar deve estar conectado à internet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados