Nem só de armazenamento de arquivos na nuvem vive o usuário de internet dos dias atuais. A Microsoft, como você sabe, lançou hoje o aplicativo de SkyDrive para Windows que funciona a la Dropbox e sincroniza todos os arquivos salvos na pasta “SkyDrive”. Esses 7 GB gratuitos (ou até 25 GB se você seguir a dica publicada pelo Tecnoblog), porém, não são tudo porque o aplicativo de SkyDrive também permite acesso remoto ao computador.

Quem deu a deixa foi o leitor Luiz Alberto Franco no Twitter. Ele verificou que, ao entrar no site do SkyDrive, aparecia o nome do computador dele (aquele que fica salvo nos ajustes do Windows). Ao clicar ali, o usuário tem a opção de receber uma espécie de PIN por email que habilita o acesso a todos (sim, todos) os arquivos do computador.

Eu falei com Felipe Zorzo, profissional de TI e antigo redator do Gemind que publicou em primeira mão sobre os pacotes pagos de gigabytes adicionais no SkyDrive. De acordo com o Felipe, até tinha como acessar os arquivos remotamente, mas não na interface do SkyDrive para web. Tal recurso existia anteriormente no Live Mesh.

Quanto eu digo que são todos, refiro-me a todas as partições presentes na máquina. Aqui para mim aparecem C:, D: e E:, bem como possíveis pendrives plugados na máquina e o leitor de CD/DVD. Confira na imagem abaixo.

Arquivos do computador para download via web

Além de baixar para o computador, o SkyDrive dá a opção de copiar os arquivos selecionados para a nuvem da Microsoft. Algo me diz que a implementação da ferramenta foi feita para facilitar ainda mais o backup de diretórios inteiros — são até 25 GB de espaço, muito mais do que qualquer concorrente.

Ao que tudo indica, o recurso de acesso remoto pela web dos arquivos depende da instalação do aplicativo de SkyDrive. Esse é o caminho óbvio que a MS tomaria para chegar nesse resultado. E, é claro, o computador que você deseja acessar deve estar conectado à internet.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kárita De Souza Nunes
Pois é, não consigo ver o que foi compartilhado comigo através da pasta no PC. Alguém sabe como conseguir isso?
Marcio
Meu caro, eu uso o Android Skydrive Explorer que atende bem, em conjunto com o FolderSync que aglomera Dropbox, Skydrive e Google Drive!
@rodrigothenunes
Alguém consegue EDITAR as opções dos PC's que aparecem ali? Estou com duas opções de acesso. Quero excluir uma. COMOFAS?
Marco Aurélio
O skydrive não tem um recurso indispensável que o dropbox possui, e que eu utilizo justamente por isso: recuperação de arquivos deletados e versões anteriores do mesmo arquivo. Ao apagar algo por engano você pode recuperar, e ao salvar algo errado, você pode conseguir de volta uma versão anterior do mesmo arquivo. Muita gente critica esses serviços de armazenamento na nuvem, diz que é uma futilidade, que pra isso existe pendrive, hd externo... Saibam que pendrive pode queimar com uma simples inversão nos fios da ligação da porta USB na placa mãe ou por uma remoção não segura no sistema operacional e que o hd externo é uma unidade optica mecânica, tem vida útil e pode parar de funcionar a qualquer momento. Então, o dropbox, para usuários como eu que necessitam dos arquivos de trabalho idênticos em todos os computadores onde preciso trabalhar, é muito importante sim. Além disso, podemos usar a pasta do dropbox para instalar programas que necessitam de backup constantemente (exemplo: sistema de emissão de boletos numa empresa) e com isso teremos um backup automático, sem precisar que um usuário leigo aprenda como fazer.
@mjbmelo
Estranho em um pc com win7 funcionou perfeitamente mas no desktop da minha casa nao conecta. Ja tentei varias vezes o login e senha estao corretos, mas ele fica la tentando e tentando conectar e nada.. Que será que houve?
Marcos A. S. Almeida
A pergunta que me faço é a seguinte: eu preciso disso AGORA? E a resposta:não.Então vou esperar mais um pouquinho...
Yangm
Só falta client para android...
Yangm
Não acessando sites de bancos ou sites desenvolvidos por mim no IE, mantendo vários anti-whatever (vírus, malware, spyware...) e não clicando nas fotos da noite passada, por mim está ok.
Yangm
Imagino o momento... http://www.youtube.com/watch?v=qwXlsPOT5eg
Leandro de souza
Sei la nao curto mto o 7...prefiro espera mais um poco hehehe
Yangm
Amigo, falhas de segurança são sempre imprevisíveis.
Yangm
Já eu choro por ter que usar o XP virtualizado para testar algum site em algum navegador obsoleto (IE6 estou falando com você).
Vinícius
Mas o iCloud só serve como "ponte" entre Macs e iGadgets, no momento passa longe de armazenar arquivos!! É o serviço de nuvem mais capado que temos atualmente!
Vinícius
Mas o app do skydrive já era previsto .... bem antes do Google Drive, até teve algumas matérias aqui no tecnolbog de 'vazamento' no site!! E o próprio Windows 8 tem tal cliente desktop, e integração com o SkyDrive!! Acho que quem tem que acordar no momento é o Google :p
Vinícius
Mas o app do skydrive já era previsto .... bem antes do Google Drive, até teve algumas matérias aqui no tecnolbog de 'vazamento' no site!!
Exibir mais comentários