Início » Internet » Dropbox ganha compartilhamento de qualquer arquivo em qualquer pasta

Dropbox ganha compartilhamento de qualquer arquivo em qualquer pasta

Chega de recorrer à pasta "Pública" para este fim.

Avatar Por

Parece que todas as empresas a oferecer serviços de armazenamento na nuvem tiraram o dia para anunciar melhorias. Tivemos o SkyDrive para Windows/Mac, o acesso remoto a arquivos também por meio da tecnologia da Microsoft e agora chega a hora de a Dropbox liberar um recurso há muito solicitado por usuários: o compartilhamento de arquivos, não importando em que pasta estejam.

Primeiro vamos recapitular. Dropbox é aquela empresa americana que dá 2 GB de graça para a pessoa salvar os arquivos. Cria uma pasta normalmente dentro de “Documentos” chamada “Dropbox”. Qualquer arquivo arrastado para li automaticamente vai para a nuvem e os aplicativos para Windows, Mac e vários outros sistemas mantêm tudo sincronizado entre diversas máquinas.

Porém, a Dropbox também tem que dar atenção aos recursos oferecidos na interface do serviço para web. Hoje eles apresentaram uma adição interessante que funciona no navegador e também nos aplicativos para sistemas suportados: o compartilhamento de qualquer arquivo. Com um clique, a Dropbox gera uma URL própria para o usuário compartilhar com qualquer pessoa.

Gerar link para compartilhar com outrem

Não importa se o arquivo está na pasta “Pública” ou em alguma pasta considerada particular pelo sistema, ele pode ser compartilhado pela rede. E o mais bacana: isso também vale para pastas inteiras. Quer que a pasta “Documentos/Secreto/Plano de dominação mundial/” seja compartilhada junto com todos os arquivos nela? A Dropbox passa a oferecer esse recurso.

A Dropbox explica que os links gerados pelo recurso não substituem o compartilhamento de pastas entre usuários. O motivo principal: o link serve para baixar o arquivo; para mantê-lo sincronizado ainda é necessário utilizar a função de compartilhar válida somente para outros usuários da Dropbox.

Na semana passada eu estava conversando com o Marcel Müller, profissional de design que de vez em quando cria coisas belas para o Tecnoblog, sobre a forma como ele compartilha os arquivos. Depois de muito pesquisar, descobri um tópico no fórum da Dropbox que ativava o recurso de gerar links — algo que, pelas minhas suspeitas, a empresa havia liberado primeiro para o Marcel. Parece que agora chegou para todos os usuários.

Gerar o link é muito fácil. Entre na pasta da Dropbox, escolha o arquivo ou pasta, clique com o botão direito do mouse, vá em “Dropbox” e depois opte por “gerar link”. Descrevendo assim parece que demora, mas na verdade são poucos cliques.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Rodriguez
Função desativada. Tiro no pé.
Rodrigo Fante
Esperava isso faz tempo, excelente!
Felipe Raimo
Google Drive :)
@LBKatan
Não nas minhas máquinas =P
@OneLag
Esse é apenas o velho recurso do http://dropbox.com/enable_shmodel que agora eles ativaram pra todos, não precisa mais clicar n link pra ativar.
Fabio
Exato, em C:\Users\onomedocaraoudamina\Dropbox
Fabio
Existe a possibilidade deste link [privado] gerado ser indexado por buscadores como o Bing e Google? OMG
Fabio
-
Hawk
Falta eles implementarem a opção para eu subir qualquer arquivo do PC, sem precisar jogá-los - ou criar symlinks - na pasta do Dropbox.
Conrado
A pasta Dropbox não fica em Documentos, mas sim na pasta home do usuário.
Marcoscs
e com relação as questões de segurança, ele corrigiu as falhas? Não faz muito tempo li aqui mesmo no TB que havia furos na segurança do DB que permitiam o acesso não autorizado ao que os usuários tinham posto na nuvem.
@EmanuelSchott
Não aguentava mais ter que tacar tudo que quero compartilhar na pasta publica e ter que copiar link por link.
Hawk
A versão do Dropbox que tem estes recursos é a 1.2.5.52?
luizalbertotj
É verdade! :D Eu sempre achei que essa opção de compartilhar só valia pra pasta inteira, não pro arquivo individual. Valeu pelo esclarecimento. ;)
Leandro
E o Ubuntu One só da pau!
Exibir mais comentários