Dropbox ganha compartilhamento de qualquer arquivo em qualquer pasta

Chega de recorrer à pasta "Pública" para este fim.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Parece que todas as empresas a oferecer serviços de armazenamento na nuvem tiraram o dia para anunciar melhorias. Tivemos o SkyDrive para Windows/Mac, o acesso remoto a arquivos também por meio da tecnologia da Microsoft e agora chega a hora de a Dropbox liberar um recurso há muito solicitado por usuários: o compartilhamento de arquivos, não importando em que pasta estejam.

Primeiro vamos recapitular. Dropbox é aquela empresa americana que dá 2 GB de graça para a pessoa salvar os arquivos. Cria uma pasta normalmente dentro de “Documentos” chamada “Dropbox”. Qualquer arquivo arrastado para li automaticamente vai para a nuvem e os aplicativos para Windows, Mac e vários outros sistemas mantêm tudo sincronizado entre diversas máquinas.

Porém, a Dropbox também tem que dar atenção aos recursos oferecidos na interface do serviço para web. Hoje eles apresentaram uma adição interessante que funciona no navegador e também nos aplicativos para sistemas suportados: o compartilhamento de qualquer arquivo. Com um clique, a Dropbox gera uma URL própria para o usuário compartilhar com qualquer pessoa.

Gerar link para compartilhar com outrem

Não importa se o arquivo está na pasta “Pública” ou em alguma pasta considerada particular pelo sistema, ele pode ser compartilhado pela rede. E o mais bacana: isso também vale para pastas inteiras. Quer que a pasta “Documentos/Secreto/Plano de dominação mundial/” seja compartilhada junto com todos os arquivos nela? A Dropbox passa a oferecer esse recurso.

A Dropbox explica que os links gerados pelo recurso não substituem o compartilhamento de pastas entre usuários. O motivo principal: o link serve para baixar o arquivo; para mantê-lo sincronizado ainda é necessário utilizar a função de compartilhar válida somente para outros usuários da Dropbox.

Na semana passada eu estava conversando com o Marcel Müller, profissional de design que de vez em quando cria coisas belas para o Tecnoblog, sobre a forma como ele compartilha os arquivos. Depois de muito pesquisar, descobri um tópico no fórum da Dropbox que ativava o recurso de gerar links — algo que, pelas minhas suspeitas, a empresa havia liberado primeiro para o Marcel. Parece que agora chegou para todos os usuários.

Gerar o link é muito fácil. Entre na pasta da Dropbox, escolha o arquivo ou pasta, clique com o botão direito do mouse, vá em “Dropbox” e depois opte por “gerar link”. Descrevendo assim parece que demora, mas na verdade são poucos cliques.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados