Crie facilmente ambientes e salas em 3D com a câmera Matterport

San Picciarelli
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem trabalha com a construção de games sabe o quanto é trabalhoso criar os ambientes em 3D que servirão de cenários para a história do jogo. A construção de diferentes espaços e contextos, todas as suas diferentes cores, formas e texturas, pode ser um processo lento e trabalhoso. A não ser que estejamos falando desse novo protótipo.

Matterport: captação de ambientes em 3D com ajuda do Kinect

A Matterport é um tipo de câmera experimental que capta algo bem além de meras imagens. Ainda em protótipo, ela é capaz de capturar imagens em 3D em tempo real e foi concebida a partir de um Xbox Kinect.

Utilizando duas lentes idênticas e funcionando (por ora) de modo tetherizado a um laptop ou outro portátil, a Matterport pode reproduzir a uma velocidade surpreendente todo um ambiente em três dimensões, recriando-o com excelente precisão e detalhamento. Naturalmente, ela ainda está longe do seu formato final, mas mesmo os testes preliminares não deixam de nos encher os olhos.

Com o projeto evoluindo muito rapidamente, a Matterport pode ser um divisor de águas na indústria dos games, onde todo um complexo cenário em 3D pode ser construído a partir de reproduções de ambientes reais, com uma rapidez sem precedentes, baixissima complexidade de captação e baixos custos. Isso certamente deve favorecer uma alocação mais inteligente dos recursos de produção na customização destes cenários, tornando os jogos ainda mais reais e também mais ricos em detalhes, gastando-se menos e trabalhando mais rápido.

Além de jogos, o Matterport poderá ser especialmente útil em outros mercados, como arquitetura, desenho industrial e design, construção civil e até mesmo no desenvolvimento de novos aplicativos de educação com apoio de tecnologias e também na medicina e na pesquisa científica; todos com um custo bem menor do que os de hoje.

E que venha o quanto antes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
San Picciarelli

San Picciarelli

Ex-redator

San Picciarelli é gerente de projetos e mestre em biotecnologia. Fez parte da equipe de redatores do Tecnoblog entre 2011 e 2012, produzindo artigos de assuntos relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trabalha com esse assunto desde 2006, mas também tem experiência em design e construção de sites.

Canal Exclusivo

Relacionados