Quem trabalha com a construção de games sabe o quanto é trabalhoso criar os ambientes em 3D que servirão de cenários para a história do jogo. A construção de diferentes espaços e contextos, todas as suas diferentes cores, formas e texturas, pode ser um processo lento e trabalhoso. A não ser que estejamos falando desse novo protótipo.

Matterport: captação de ambientes em 3D com ajuda do Kinect

A Matterport é um tipo de câmera experimental que capta algo bem além de meras imagens. Ainda em protótipo, ela é capaz de capturar imagens em 3D em tempo real e foi concebida a partir de um Xbox Kinect.

Utilizando duas lentes idênticas e funcionando (por ora) de modo tetherizado a um laptop ou outro portátil, a Matterport pode reproduzir a uma velocidade surpreendente todo um ambiente em três dimensões, recriando-o com excelente precisão e detalhamento. Naturalmente, ela ainda está longe do seu formato final, mas mesmo os testes preliminares não deixam de nos encher os olhos.

http://vimeo.com/39027193
(Vídeo do Vimeo)

Com o projeto evoluindo muito rapidamente, a Matterport pode ser um divisor de águas na indústria dos games, onde todo um complexo cenário em 3D pode ser construído a partir de reproduções de ambientes reais, com uma rapidez sem precedentes, baixissima complexidade de captação e baixos custos. Isso certamente deve favorecer uma alocação mais inteligente dos recursos de produção na customização destes cenários, tornando os jogos ainda mais reais e também mais ricos em detalhes, gastando-se menos e trabalhando mais rápido.

Além de jogos, o Matterport poderá ser especialmente útil em outros mercados, como arquitetura, desenho industrial e design, construção civil e até mesmo no desenvolvimento de novos aplicativos de educação com apoio de tecnologias e também na medicina e na pesquisa científica; todos com um custo bem menor do que os de hoje.

E que venha o quanto antes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Steven Cohen

Pois é , agora essa tecnologia esta bem bacana, pode dar uma olhada no meu site https://tourvirtual360.net.br

Aug
Sensacional. Eu imagino tantas possibilidades... Mas só comentei pra dizer uma coisa: Que slogan mais manjado! hahaha
Yangm
Google Maps curtiu isso. Projetor + Ambientes 3D virtuais digitalizados = experiência única de jogo.
San Picciarelli
Sussa velhinho. ;)
Gaba
Pois é eu escrevi Sam, e só depois me toquei rsrsrs, mas dai já era tarde (sem botão editar). Foi mal ;)
San Picciarelli
Sem problemas Gaba. Agradeço. Eu escrevo sobre tecnologia e ciência, portanto, quando quiser mais sobre assuntos específicos, consulte sempre os outros colunistas do TB também. Envio um abraço. Cheers. PS: San. Sam é dim. de Samantha ou Samuel. ;)
Gaba
Essa é a primeira matéria que tenho vontade de ler, de sua autoria Sam. Desculpe a sinceridade, mas as outras sempre foram um saco... rsrsrs. Mas essa invenção, é sem dúvida, muito inovadora. Que venha logo!!
Diego
Com a ajuda do Kinect (aka "webcam 3D").