Um triplo rompimento de fibras ópticas causou hoje a queda de vários provedores de internet no sul do país. Os detalhes ainda estão escassos, mas informações da radio CBN Curitiba no Twitter dão conta que as redes das GVT, Intelig e Eletronet foram afetadas e clientes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão com dificuldade de acesso. Além disso, outros usuários relatam problema em São Paulo também.

Como certas operadoras de telecom como a Vivo e TIM confiam na infraestrutura de outras para fornecer acesso de internet aos seus clientes, eles também foram afetados. A informação é corroborada na lista [caiu] onde diversos administradores de rede relatam dificuldades de acesso nas regiões afetadas.

O Tecnoblog entrou em contato com a Intelig/TIM. Por enquanto, a empresa informa que ainda está apurando o que aconteceu e que terá um posicionamento oficial em até uma hora. Já o Terra conseguiu a informação de que o atendimento da GVT está informando aos clientes que houve um problema no backbone em São Paulo. Ainda de acordo com a CBN Curitiba, nenhuma das empresas ofereceu uma previsão de normalização.

Em comunicado enviado à imprensa, a GVT confirmou que seus clientes nos três estados do sul do Brasil estão com dificuldade de acesso. A empresa diz ainda que “a serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos”. Sobre a volta do serviço, a GVT informou que “equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível”.

Já a operadora TIM confirmou o triplo rompimento de fibra óptica em toda a região sul. Esse rompimento afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora. Ela disse também que “técnicos da TIM e suas parceiras já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível”.

Por sua vez, a Vivo confirma apenas que os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina fora afetados, seja com dificuldade no acesso ao serviço de dados ou no serviço de voz. Eles também confirmam que a causa foi uma empresa terceirizada, mas não revelam qual o nome. A empresa diz ainda que “a situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas”.

Artigo atualizado às 16:47 com mais informações.

Receba mais sobre GVT na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados