A Microsoft anunciou na quarta-feira (25) que assinou mais um daqueles contratos de licenciamento de patentes com fabricantes de dispositivos Android. O acordo da vez foi firmado com a taiwanesa Pegatron. Desta forma a empresa de Redmond já tem contratos com quatro das cinco maiores produtoras de aparelhos Android na cidade, o que faz com que receba uma pequena taxa por nada menos do que 70% dos telefones com a plataforma vendidos nos EUA.

Os valores envolvidos na negociação, como sempre, não foram revelados. Mas a tática da MS já é conhecida. A empresa entra em contato com fabricantes de aparelhos Android (e Chrome OS, diga-se de passagem) e afirma que é dona de cerca de 15 patentes usadas nos aparelhos do robozinho. Para se livrar de dores de cabeça judiciais o fabricante aceita pagar determinada quantia à Microsoft a cada aparelho Android comercializado.

Até o momento a tática vem dado certo. Companhias como Compal, HTC, Samsung, Quanta, Wistron e LG já firmaram acordos de licenciamento de patentes do Android com a Microsoft no passado, o que faz com que a empresa de Redmond já seja quem mais fature com a plataforma.

Em 2011 o Google anunciou a compra da Motorola Mobility, interessado em ampliar a quantidade de patentes para dispositivos móveis que tem em seu portfólio. A ideia do gigante da web era oferecer assessoria jurídica a parceiros, mas bom notar que nem todos estão dispostos a briga: a Pegatron é uma subsidiária da Asus, que ganha um bom dinheiro vendendo computadores e tablets que rodam produtos da Microsoft.

Com informações: CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Soares
sei que o post é antigo, mas tive que comentar , a projeção do Matheus esta corretissima hj, o cara previu a 4 anos atras haha... e realmente esta assim hj no Brasil.
Anderson Morais
A maior fonte de renda da MS com relação ao Android provem da tecnologia de leitura de cartões SD formatados em FAT e sua variante FAT32. Portanto pra reduzir e muito esse ralo, basta eliminar acesso a cartões externos e pendrive por OTG, além é claro de eliminar a capacidade do Desktop tratar o SmartPhone como uma unidade externa, forçando o usuário a usar software proprietário. O que a APPLE faz mesmo ?
S
Quanta besteira e fanboys por todos os lados. Primeiramente, o que mais importa pra uma empresa NÃO é o marketshare. É a rentabilidade sobre o patrimônio líquido. Até mês passado a Nokia ainda era a líder mundial em venda de celulares, mas cada vez mais afundando porque não estava nos mercados mais lucrativos e, portanto, com rentabilidade sobre patrimônio líquido baixíssima. Não importa se a venda de celulares for baixa. Se a rentabilidade for alta, então a empresa está na direção correta. A Ferrari tem um marketshare baixíssimo, mas é lucrativa. Alguém duvida? Segundo, a Apple é uma empresa que tem os seus méritos. Parabéns a ela. E o mérito maior da Apple não é necessariamente inventar, mas sim transformar a invenção em realidade. O conceito de tablet já havia sido apresentado pela microsoft a muitos anos atrás, rodando windows XP, claramente um erro na forma de transformar a idéia em realidade. Aliás, o conceito de tablet já havia sido mostrado bem antes desse tablet da microsoft. Por esse motivo, ainda acho que a Apple terá muito tempo de sucesso, até que outras empresas aprendam a forma correta de apresentar seus produtos. Aparentemente a Samsung tem aprendido a lição com o Galaxy, mas ainda está distante de superar a Apple. Terceiro, mesmo a Microsoft entrando bastante atrasada na competição dos smartphones, ela deve ser respeitada. Basta observar o mercado de video-games. Quando a MS lançou o xbox, o PS2 era o campeão e a Sony a detentora da maior porção do mercado. A MS investiu pesado e o Xbox360 é o video-game que mais vende no mercado norte-americano Desde meados de 2010. Quarto, sobre guerra de patentes, isso é normal em todos os seguimentos. O fato de todos nós acompanharmos o mercado de celulares e smarts é que faz com que vejamos os processos. Dizer que a MS é perversa pois faz guerra de patentes é ser inocente como uma criança de 3 anos. A Apple conseguiu impedir a venda do Galaxy Tab na Europa, do Galaxy "phone" na Holanda, etc etc. Ela é perversa igual dizer sobre a MS ou está defendendo seus mercados? Discutir o que seria melhor para consumidores é outra coisa diferente. O google faria o mesmo, qualquer empresa faria o mesmo. Toda empresa sonha no monopólio para lucrar absurdos.
Luandersonn
Primeiro, que a MS perderia muito também se acabasse com as relações com a Samsung, ela é uma parceira enorme e estratégica. Depois, o Google prometeu ficar do lado das fabricantes, e cadê o ele?
Guilherme Macedo C.
Onde está a violação? Quem acusa tem que provar, mas eles nunca fazem isso. Saumgung, citada, é mais um exemplo do que falei. Pra que ela vai contestar a Microsoft? O sistema não é dela; se ela entrar na justiça vai gastar milhões em custas, honorários, perícia; Justiça ainda pode bloquear as vendas num pedido cautelar, até ser analisado tudo; o tempo ainda é crucial. Um processo pode durar décadas; depois tem a parceria com a Microsoft. Samsung e Microsoft são parceiras em vários setores. Pra q abalar a relação se tudo pode ser passado para o consumidor? Não tem pq contestar a Microsoft. Tudo é mais simples e barato fazendo acordo. . Daí vc pergunta: Google é quem deveria entrar nisso, já que o sistema é deles, não? Pois é, mas eles não tem capacidade processual numa relação de A com B. . Depois, tem o que falei acima, ainda. Considerando que tem códigos da Microsoft, o qto tem? Tem o suficiente pra cobrar o preço de um sistema completo? No processo Google x Oracle, versão antigas do Android tinha 9 linhas de código da Oracle. 9! Entre milhares! Se for pra cobrar o preço tem que ser proporcional, e não inflacionado, não acha? . Sou eu realmente que não consigo ver todo o contexto?
Steve
Deve existir violação sim, Samsung por exemplo esta longe de ser uma empresa pequena e paga a MS também. Seu ódio pela Microsoft, esta tirando a capacidade de enxergar o óbvio, você foi educado achando que a MS é o diabo e as outras são santas. Está se falando de negócios e milhões, algo que nós simples mortais estamos longe de entender. O Luanderson está coberto de razão.
Deborah
Número de compras de apps nulo? De onde vc tirou tal estatística? Pq até aqui em casa que somos classe C e temos androids pobrinhos a compra de apps é bem intensa viu...
Guilherme Macedo C.
Sim, pagaria sem problemas pelos motivos que falei acima. Não faz sentido contestar a Microsoft qdo se pensa naquilo tudo. Ainda mais qdo os custos extras são simplesmente repassados para o consumidor.
@mos_axz
Amigo, generalizar ferrrou totalmente seus argumentos. Claro, existe um numero gigantesco de pessoas que compram o iPhone por Status, mas o iPhone ganha em alguns pontos do Android e do WP. A Appstore é ainda hoje infinitamente superior ao Google Play(mesmo após o Boom do android) e dá na cara da Marketplace facilmente. Além disso, o iOS tem vantagens como por exemplo bastar tirar da caixa, ligar e dá pra usar de boa(os Apps nativos do Android são uma PORCARIA. Ao menos até o Gingerbread), A certeza de atualizações, maturidade(que o Android acompanhou agora e o WP ainda está muito longe de alcançar). Entre outros detalhes. Entendo você não gostar do iOS e achar o iPhone um gasto desnecessário(até porque eu penso assim, afinal tenho um Galaxy Tab 7' e um Omnia W), mas dizer que é comprar algo que é caro, mas faz a MESMA COISA que um mais barato, ai já é exagero...
Ramon Melo
Deve ser isso mesmo, os Lumias estão bombando por aqui.
Luandersonn
Você acha que alguma empresa pagaria por patentes não violadas? Mesmo que não tenha custo, você acha que a "sociedade" deixaria alguém cobrar por algo que não lhe pertence, existem leis nesse mundo! Ela não prova porque... ninguém pediu para provar, você não acha? Me recuso a acreditar que os fabricantes não violaram patentes e simplesmente pagam por pagar.
Luandersonn
A Nokia quer descontar os prejuízos vendendo caro aqui e barato lá fora.
Ramon Melo
É claro que é: só precisa de 1GHz single-core, 512MB de RAM e câmera de 5MP. A Nokia já tem um celular desses por R$500.
Luandersonn
O problema é que eles acham que tudo de código aberto não pode violar patentes.
Guilherme Macedo C.
Onde está violando? Microsoft acusa mas não prova. As empresas dão (na verdade elas não tem custo algum) por uma série de motivos, como os que citei acima.
Exibir mais comentários