Depois das versões de teste de sempre, finalmente o Ubuntu 12.04 LTS foi lançado, e é hora de conhecermos as novidades dessa nova versão da distribuição Linux mais popular do planeta. A principal novidade é o novo sistema de menus HUD, que permite executar comandos do menu digitando o que você quer fazer, sem o uso do mouse. O menu padrão ainda está lá, mas se você quiser testar o HUD é só apertar a tecla ALT e digitar o que quiser executar.

Antes de continuar, é necessário entender que a versão 12.04 do Ubuntu é LTS (Long Term Support). E o que isso significa? Em primeiro lugar: versões LTS possuem o tempo de suporte ampliado para cinco anos. Isso significa que a Canonical continuará lançando atualizações e correções de segurança para essa versão do Ubuntu até 2017, pelo menos. E, em segundo lugar, que a Canonical focou todos seus esforços em uma versão estável e de qualidade, evitando mudanças grandes no sistema e novidades que pudessem apresentar problemas futuros.

O próprio codinome da versão já diz isso: O Pangolim Preciso mostra o interesse da Canonical em criar uma versão do Ubuntu que seja Precisa e tenha Performance. E será que eles conseguiram? Vamos ver as novidades:


(Vídeo do YouTube)

Além disso, no geral, tanto a tela de login quanto o Unity ficaram muito mais bonitos e rápidos, trazendo uma série de ajustes finos. Por exemplo: agora, ao mudar o papel de parede, todo o esquema de cores do lançador é alterado automaticamente para combinar com a cor predominante do papel de parede. O Video Lens também foi atualizado e tornou-se parte do Unity, permitindo procurar por vídeos na internet em diversos serviços.

Para tornar a vida dos iniciantes mais fácil, o instalador de programas agora adiciona os programas recém-instalados automaticamente no lançador, e uma barra de progresso permite ver rapidamente em que pé está a instalação. E, por falar em instalação, o instalador do Ubuntu exibe um stream da hashtag #ubuntu durante a instalação (você obviamente precisa estar conectado à internet para ver).

Paranoicos de plantão poderão se divertir com o novo gerenciador de privacidade, ferramenta que permite a você escolher o que será gravado ou não no sistema.

Há um grande número de novidades que serão tratadas em um review aqui no Tecnoblog. Se você não aguenta esperar, pode fazer o download do Ubuntu 12.04 LTS direto no site da Canonical ou através dos torrents também disponíveis lá. Se você já está usando o Ubuntu e quiser fazer a atualização, é só digitar os comandos abaixo no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
update-manager -d

De qualquer forma, é bem provável que o aviso de atualização apareça em breve para todos os usuários.

Com informações: OMG! Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago P.Fernandes
definitivamente ubuntu 64 bit 14.04 não é para desenvolver, ele estoura a memoria rapidamente impedindo qualquer avanço de qualquer lugar, uma merda!!!
println
Copiaram a interface do MAC, não é possível personalizar os painéis tampouco criar novos, ficou extremamente pesado e para finalizar não há opções para utilizar a versão clássica do gnome. Em outras palavras: Estão transformando o Ubuntu em um Windows. No momento estou usando a 11.04 com a versão clássica do gnome, e estou passando por um aperto com ela. Estou pensando seriamente em mudar para o kubuntu.
eu
eu tive uma má experiência com o ubuntu 11, quase nenhum programa para windows funcionava nele mesmo instalando a tal aplicação que promete correr programas da windows quase nenhum programa era corrido e quando era, era sempre corrido cheio de bloqueios e anomalias a única coisa boa que eu via era o reconhecimento de placas wifi automaticamente será que o ubuntu 12 tem os mesmos problemas que o 11 ao correr programas da windows?
José Oliveira
Olá a tds! Estou usando o Ubuntu 12.04 LTS e estou tendo problemas de vídeo. Ligado sem problemas, no entanto quando eu desligo o meu positivo Premium, de placa de vídeo Sis, a tela fica semelhante a uma Tv fora do ar, alguém pode me ajudar?
Marcelo
Definitivamente Ubuntu 12 está muito bonito e estável, apesar de ainda preferir o meu bom desktop openbox (simples, facil e dinamico) esta vrsão do ubuntu está digna de ser testada cuidadosamente =)
Marta
Estou tendo problemas. A barra lateral esquerda está cheia de falhas, não funciona normalmente.
Matheus Elias
Devo dizer: Quando experimentei o ubuntu 11.04, achei que seria o início do fim de uma das melhores distros linux de todas. Mas, definitivamente, a canonical acertou em cheio com a interface Unity + HUB. Agora só falta fazer um editor de vídeos bom (estilo Sony Vegas), que eu praticamente abandono o windows.
jeff
Manoela,não volta pra versão 11.10 não. Testei a 12.04 e ela é tão boa quanto e mais bonita. E já vem na tela de logon opção de usar interface 2D. Mas não atualizei a versão 11. Fiz backup, reinstalei a 12 partindo do zero.
vinnicius
No meu também ficou bem rápido. Tenho um PC velho e ele ficou um pouco lento com o Unity, mas LXDE ficou uma bala.
vinnicius
Nossa cara que estranho... Testa outro ambiente gráfico, LXDE é bem fácil de se mexer, testa que vc vai gostar.
vinnicius
Lubuntu e Xubuntu existem pra isso. Bem mais leves e tão fáceis de usar quanto o Ubuntu.
vinnicius
Tá bem fácil fazer dualboot no Ubuntu, é só colocar pra instalar ao lado do Windows.
vinnicius
Como evoluiu. Quando foi lançado era uma porcaria, lags e mais lags, sem falar nos erros que dava. Agora está bastante rápido. Parabéns a Canonical.
vinnicius
Pois é, o Ubuntu tem uma boa compatibilidade com hardware. Não simpatizei muito com o KDE mas vou dar uma chance a ele em breve. Estou testando o Lubuntu (Ubuntu+LXDE). Recomendo que você dê uma olhada.
vinnicius
O bom é que você pode trocar de ambiente gráfico a hora que quiser. Gosto bastante do LXDE (Lubuntu) que é bem rápido e fácil de se adaptar. Mas eu gosto do Unity também.
Exibir mais comentários