Ocorreu um erro com o sensor de impressão digital? Saiba resolver
Saiba o que fazer para resolver a mensagem "ocorreu um erro com o sensor de impressão digital" no Android e no iPhone
Se o seu iPhone ou o Android exibir a mensagem “ocorreu um erro com o sensor de impressão digital“, há boas chances de que o leitor de impressões digitais não esteja funcionando direito por conta de sujeiras ou que ele cometeu um erro ao ler sua digital. Na maioria das vezes, é um bug simples de resolver, veja como fazê-lo funcionar.
Por que ocorre o erro com o sensor de impressão digital?
O erro com o sensor de impressão digital ocorre, geralmente, por causa de sujeira, causando dois problemas distintos. O primeiro é quando o leitor ou o dedo do usuário (ou ambos) não estão limpos ou secos e a leitura é imprecisa, pois a digital que o hardware consegue ler não bate com a registrada. Mais comum com leitores ópticos.
O segundo problema ocorre justamente no ato do cadastro da digital pelo mesmo motivo: por causa de impurezas diversas, a digital registrada não bate com a real e por causa disso, a leitura correta não será feita mesmo com dedos e leitor limpos.
Em último caso, é possível que o leitor de digitais esteja danificado; neste caso, só a Assistência Técnica resolve. Como dissemos, a maioria dos erros envolve sujeira e são bem simples de serem resolvidos. Se a mensagem “ocorreu um erro com o sensor de impressão digital” ou similar aparecer…
Faça o seguinte.
Como resolver
1. No Android
Dependendo do fabricante e da forma que o celular Android faz a leitura de digitais (botão Home, leitor dedicado, leitor sob a tela), há uma série de procedimentos que o usuário pode fazer para corrigir o erro de leitura e força-lo a reconhecer uma digital. O primeiro é apagar uma digital cadastrada e incluir uma nova.
- Abra o app Configurações;
- Toque em “Segurança” ou “Tela de bloqueio e segurança”;
- Toque na opção “Impressão digital” ou equivalente;
- Remova a impressão digital cadastrada e insira uma nova;
- Usando um dedo seco e limpo na primeira leitura e levemente umedecido com álcool isopropílico nas restantes.
Outros cuidados devem ser observados, tais como:
- Garanta que o leitor de digitais (seja no botão Home, dedicado ou a tela) e seus dedos estejam limpos.
Use álcool isopropílico para fazer a limpeza do leitor e/ou da tela. Um cotonete levemente umedecido já basta; - Verifique se o Android foi atualizado para a última versão.
Caso nenhum desses passos surta efeito ou o leitor de digitais esteja danificado, leve seu celular Android à Assistência Técnica autorizada.
2. No iPhone
Caso o Touch ID (modelos com botão Home) não esteja funcionando direito:
- Abra o app Ajustes, “Geral”, “Atualização de software” e verifique se o iPhone está rodando a última versão do iOS. Caso haja uma nova versão disponível, instale-a;
- Ainda dentro do app Ajustes, toque em “Touch ID e Código” e verifique se “Desbloquear iPhone” ou “iTunes e App Store” está ativo;
- Cheque também se há mais de um dedo registrado ou se você está tentado ler um dedo que não registrou;
- Cheque se o botão Home e seus dedos estão limpos. Use um cotonete levemente umedecido com álcool isopropílico para limpar o botão;
- Posicione o dedo corretamente sobre o botão Home, não mova-o e nem tire o dedo rápido demais durante a leitura;
- Registre outro dedo em Ajustes, “Touch ID e Código”, “Adicionar Impressão Digital”.
Além disso, existem algumas situações onde o iPhone pede o código PIN ou a Apple ID e não permite autenticação com o Touch ID:
- O iPhone acabou de ser reiniciado;
- A impressão digital não foi reconhecida 5 vezes seguidas;
- O dispositivo não foi desbloqueado por mais de 48 horas;
- Você acabou de registrar ou apagar impressões digitais;
- Ao abrir “Touch ID e Código” no app Ajustes;
- Você usou o SOS de Emergência.
Se a leitura de digitais não for restaurada após as ações acima, a Apple recomenda levar o iPhone à Assistência Técnica autorizada.