O plugin ML Vitrine Contextual é uma ferramenta que desenvolvi, para exibir anúncios contextuais do Mercado Livre. Ele é completamente automatizado, e personalizável através da área de administração do WordPress, sem a necessidade de mexer com códigos.

Fato: você não conseguirá vender um liquidificador em um post que fala sobre o iPhone. A contextualidade do anúncio, é um fator essencial para conquistar a atenção do leitor. Veja o caso do Google Adsense, que é a principal ferramenta de monetização, e para a maioria, a que mais gera resultados.

Com o plugin ML Vitrine Contextual você agrega valor ao seu conteúdo, exibindo anúncios que tenham a ver com o assunto de cada post. Desta forma, as chances de um leitor se interessar por uma oferta, e comprar alguma coisa, são 8x maiores do que se você estivesse exibindo um banner convencional. Além disso, os anúncios são exibidos em HTML puro. Logo, quando o Google passar pelo seu post, ele irá indexar não só o seu texto, mas também os anúncios.

Assim quando alguém procurar no Google por um produto, as chances deste cair no seu blog são maiores do que as chances de ele cair diretamente em uma loja. Simplesmente porque você está agregando um conteúdo 100% original, às várias palavras-chave existentes nos títulos dos anúncios. Você ainda pode colocar o código do Adsense (SmartAd, Buscapé, UOL, etc) como anúncio alternativo. Ele irá aparecer nos posts que você especificar, ou no caso de não haver nenhuma oferta para ser exibida em um determinado post.

No final das contas, este plugin não só aumentará seus lucros, mas também atrairá mais visitas para o seu blog, através dos sistemas de busca!

Vantagens do plugin sobre as ferramentas tradicionais:

  • Anúncios contextuais. Somente produtos relativos ao assunto do post.
  • O Google vê os anúncios, e te manda visitantes que procuram por esses produtos. De cara você ganha dinheiro, e ainda ganha leitores.
  • Fácil de instalar. Basta enviar o plugin e ativar!
  • Nada de mexer com códigos! Você faz tudo pelo painel de administração, e os anúncios aparecem automaticamente!
  • Apesar de o script ter sido feito por mim, ele não altera o seu ID de afiliado. Os lucros gerados são 100% do usuário. Pode conferir 😉
  • Customize o visual da vitrine por completo: cores, fontes, tamanhos, etc.
  • Defina se o preço das ofertas deve ser exibido ou não.

Download

Versão atual: MLV Contextual 1.5.

Lista de coisas a fazer:

– Fazer com que seja exibido o anúncio alternativo quando o XML estiver fora do ar

Lista de coisas feitas:

– Adicionada campo para inserção de palavras chave na área de edição do post.
– Removido o link de comparação de preços do Buscapé.
– Novo nome. Agora ao invés de ML Vitrine Contextual, o plugin se chama MLV Contextual.
– O link das imagens agora aponta para uma lista de ofertas. Isto aumentou as minhas conversões com o plugin, em pelo menos 100%.
– Adicionado a função Fopen. Agora o usuário pode escolher se quer usar Curl ou Fopen.
– Adicionado a opção “Random” para o Filtro1 e Ordenação de ofertas.
– Adicionado um hack, que corrige os bugs com o Parser no Bluehost.
– Adicionado filtro que remove caracteres inúteis do título das ofertas. Desta forma a vitrine polúi menos o blog.
– Adicionada mensagem de Copyright.
– Adicionar a opção que permite ao usuário definir se o preço das ofertas deve aparecer ou não.

Instalação

Para instalar, basta seguir os 3 passos abaixo:

  • Baixe a última versão do plugin.
  • Descompacte e envie o mesmo para a pasta /wp-content/plugins/
  • Ative-o pelo painel de administração do WordPress.

Configuração

Acesse o menu Options > MLV Contextual, lá você poderá colocar o seu ID de trackeamento, e configurar várias outras opções, inclusive o visual da vitrine.

Utilização

Para definir quais ofertas serão exibidas em cada post, basta definir uma palavra chave, ou um ID de alguma categoria do Mercado Livre.  Elas devem ser inseridas no campo “MLV-Contextual” localizado na área de postagem do WordPress:

Atenção. Se você não quiser que a Vitrine Contextual seja exibida em um determinado post, tudo o que precisa fazer, é deixar os campos mencionados acima em branco. No lugar da Vitrine, o plugin irá veicular automaticamente o anúncio alternativo, definido por você na tela de administração.

Bonus: ganhe com as buscas do seu blog!

O plugin ainda conta com uma função que pode ser inserida no arquivo search.php, responsável por montar a página de resultados de busca do blog. Basta adicionar a função abaixo, dentro do loop:

<?php mlv_contextual(); ?>

Desta forma, sempre que alguém pesquisar alguma coisa pelo formulário de buscas do blog, o plugin irá capturar o termo pesquisado, e retornar uma vitrine com as ofertas encontradas no Mercado Livre para aquele termo.

Caso você desative a exibição automática da vitrine nos posts, esta função pode ser usada para colocar a vitrine em um outro local. Por exemplo, acima do título da matéria.

Finalizando

Quero dizer que me esforcei muito para desenvolver uma ferramenta que deixasse para o usuário apenas a parte fácil da coisa. Críticas e sugestões serão muito bem vindas.

Boas vendas à todos!

Para ajuda na utilização do plugin, ou sugestões de implementação,
utilize o nosso fórum.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados