Agora há pouco o Facebook disparou um comunicado informando sobre a chegada de alguns filtros para a câmera fotográfica de celulares mais simples utilizando o aplicativo mais básico da rede social. Donos de aparelhos com o “Facebook para Qualquer Telefone” (este é o nome do app) devem instalar a nova versão para visualizar os filtros aplicáveis a fotos.

Tenho certeza que você vai torcer o nariz ao ficar sabendo da grandiosa lista de filtros disponíveis: sépia ou preto e branco. Sim, acabou. São somente estes dois filtros, dos mais básicos para o mundo da fotografia. Qualquer pessoa que mexeu no Photoshop por cinco minutos sabe aplicar os filtros com apenas alguns cliques.

O aplicativo (download aqui) funciona somente em celulares da Claro com o Java instalado. Nosso leitor Guilherme Soares fez o teste e mandou a captura de tela abaixo mostrando o app em funcionamento.

Hipster até nos celulares mais humildes

Parece pouca coisa. De fato, é, pouca coisa. Mas demonstra o que os engenheiros do Facebook provavelmente aprontam nos escritórios da companhia depois que o Instagram foi engolido no mês passado por US$ 1 bilhão, numa transação que nenhum observador do mercado esperava.

Além disso, novos recursos em uma ferramenta com possibilidade de ser adotada por mais usuários é sempre bom. Vários celulares modernos permitem editar a foto com efeitos básicos antes de submetê-las a alguma rede social. Quem quiser pode ir direto para o app do Facebook em Java, pois ali também existe a opção de mexer nas imagens antes de efetivamente publica-las.

Os filtros por ora são bastante limitados. As possibilidades são infinitas.

Atualizado às 14h31.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados