Alguns leitores notaram a diferença, enquanto outros só perceberão depois deste artigo. Fato é que o Twitter fez uma sutil modificação na forma como apresenta os tweets na timeline do twitter.com. Perceba que a sua “linha do tempo” está mais limpa, mais agradável de visualizar. Designers do serviço de microblog simplesmente sumiram com os diversos ícones que antes apareciam no site do microblog.

O Twitter explicou em um artigo sobre o assunto em seu blog oficial que faz testes de usabilidade com pequenos grupos de pessoas para determinar o que pode mudar na interface. Às vezes são detalhes pequenos cuja implementação é imediata. Às vezes, mudanças mais bruscas, como quando decidem trocar de vez todo o layout do site. Para a forma como exibem tweets, essa experimentação mostrou que sumir com os ícones fazia com que o engajamento e a interação do usuário com o tweet aumentaram.

Sua timeline, portanto, fica mais ou menos como na imagem abaixo. Bem mais limpa.

Twitter.com sem os ícones na timeline

Não tem ícones para favoritar ou retuitar ou responder à atualização. Pelo menos não até que o usuário passe com o cursor do mouse sobre a mensagem — aí sim as opções aparecem.

Tweets com conteúdo multimídia, como imagens ou mapas, continuam dependendo do clique na atualização para carregar o item, que normalmente é carregado de outro site, como Instagram ou Foursquare.

Eu achei que a minha timeline ficou mais simples. Gostei do resultado. E você?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados