Arquivo Aplicativos e Software

Unity 2D ficará de fora do Ubuntu 12.10

Paulo Graveheart
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Como sempre acontece logo após uma versão do Ubuntu ser lançada, as próximas mudanças já começam a ser pensadas no Ubuntu Developer Summit, um evento que reúne desenvolvedores e membros da comunidade envolvidos com a distribuição. E a decisão mais recente acerca do Ubuntu 12.10 é a remoção do Unity 2D, priorizando o Unity original.

A decisão de deixar o Unity 2D de lado é permitir o foco no Unity, tornando o gerenciador de janelas mais rápido, mais responsivo e com mais recursos. Manter duas versões diferentes do mesmo gerenciador dava um trabalho considerável e o retorno no final é pequeno, já que poucas máquinas ainda precisam do Unity 2D.

Adeus, Unity 2D, você sempre viverá em nossos corações

Mas e se em pleno ano de 2012 você tem um computador de 2003 com poucos recursos ou sem suporte a 3D no Linux? Não, você não precisa instalar outra distro, o Ubuntu virá com o driver LLVMpipe (já presente no Fedora 17), que deixa todo o processamento gráfico nas mãos do processador. Provavelmente haverá uma queda na performance, mas com esse driver é possível usar o Unity mesmo em máquinas sem suporte a 3D.

O futuro do Unity 2D ainda é meio incerto, visto que ele parece ser o gerenciador de janelas do Ubuntu TV. Talvez o projeto continue em paralelo, mas não há nada definido até o momento.

Cabe lembrar, se você realmente possui um computador com poucos recursos e não quer abrir mão de performance, pode tentar o Xubuntu, um derivado do Ubuntu bem mais leve e que usa o Xfce como padrão.

Com informações: Ubuntu-BR-SC.

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque