Adeus, Unity 2D, você sempre viverá em nossos corações

Como sempre acontece logo após uma versão do Ubuntu ser lançada, as próximas mudanças já começam a ser pensadas no Ubuntu Developer Summit, um evento que reúne desenvolvedores e membros da comunidade envolvidos com a distribuição. E a decisão mais recente acerca do Ubuntu 12.10 é a remoção do Unity 2D, priorizando o Unity original.

A decisão de deixar o Unity 2D de lado é permitir o foco no Unity, tornando o gerenciador de janelas mais rápido, mais responsivo e com mais recursos. Manter duas versões diferentes do mesmo gerenciador dava um trabalho considerável e o retorno no final é pequeno, já que poucas máquinas ainda precisam do Unity 2D.

Mas e se em pleno ano de 2012 você tem um computador de 2003 com poucos recursos ou sem suporte a 3D no Linux? Não, você não precisa instalar outra distro, o Ubuntu virá com o driver LLVMpipe (já presente no Fedora 17), que deixa todo o processamento gráfico nas mãos do processador. Provavelmente haverá uma queda na performance, mas com esse driver é possível usar o Unity mesmo em máquinas sem suporte a 3D.

O futuro do Unity 2D ainda é meio incerto, visto que ele parece ser o gerenciador de janelas do Ubuntu TV. Talvez o projeto continue em paralelo, mas não há nada definido até o momento.

Cabe lembrar, se você realmente possui um computador com poucos recursos e não quer abrir mão de performance, pode tentar o Xubuntu, um derivado do Ubuntu bem mais leve e que usa o Xfce como padrão.

Com informações: Ubuntu-BR-SC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados