Wii U ganha novos controles e MiiVerse, uma rede social

Gus Fune
Por
• Atualizado há 4 dias

A E3 ainda não começou, mas a Nintendo já fez questão de anunciar algumas novidades quentes antes de conferência. Em um vídeo transmitido pela empresa no seu site oficial, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, explicou (muito pausadamente) algumas das novidades especificamente voltadas para o console de próxima geração da empresa, o Wii U. Dentre elas, um par de novo controles e uma rede social que será implementada no console.

Novos Controles

Ano passado foi revelado o controle no estilo tablet que virá junto com o Wii U. Cheguei a testar o protótipo em alguns tech demos e muito se especulou sobre as possibilidades de interação com essa segunda janela. Desde então, o protótipo sofreu algumas alterações interessantes.

Logo de cara reparamos que a disposição dos botões mudou para providenciar mais ergonomia e conforto. Os joysticks analógicos também mudaram de formato assumindo o formato popularmente conhecido e com a opção extra ao pressioná-lo (o famoso L3/R3 de outros consoles). Na parte de trás o controle ganhou ajustes de formato para melhor encaixar na mão.

Talvez as principais novidades do controle nem sejam em relação a disposição de botões. Ele ganhou um sensor de NFC, o que permite que objetos tagueados com essa tecnologia possam ser lidos pelo controle e interajam com jogo. Conceitualmente parece meio confuso, mas é a mesma ideia que levou Skylanders da Activision ao sucesso: objetos físicos que podem ser vendidos e complementam o game de alguma forma.

Outra novidade no controle do Wii U é o transmissor de infravermelho que vai permitir que ele seja usado com sua televisão, independente se o Wii U estiver ligado. Sim, o controle do videogame também assume a função controle remoto universal.

Também é esperado um passo da Nintendo para tentar abocanhar de volta a fatia de mercado do público gamer hardcore. Pensando nesse jogador a Nintendo também vai lançar o Pro Controller, um controle padrão para jogos que não necessitem de toda a parafernália de detecção de movimento, giroscópios, acelerômetros e afins. O controle é bastante parecido com o do Xbox 360, só que um pouco menor e uma disposição de botões um pouco diferenciada.

MiiVerse: o universo da Nintendo

A Nintendo também aproveitou para anunciar o MiiVerse, o universo online em que jogadores do Wii U poderão se conectar e tornar os consoles da Big-N um pouco mais sociais. Iwata cita o trabalho do professor Sherry Turkle do MIT chamado Togheter Alone, em que cada vez mais o ser humano está conectado online com as pessoas, mas sozinho fisicamente. A ideia por trás da Nintendo é possibilitar que a tecnologia una as pessoas e não as separe mais.

O MiiVerse vai permitir que jogadores sejam amigos ou desconhecidos com algum interesse em comum, possam trocar experiências em pontos de um game, deixar comentários em partes difíceis e essas aparecerem durante o jogo ou inúmeras outras possibilidades. No vídeo foi possível ver apenas os 2 exemplos citados acima, embora muito de ideias em prática devemos aguardar pra ver nos anúncios da E3.

Outro ponto interessante é que o MiiVerse não se restringe apenas ao Wii U. O Nintendo 3DS também vai ganhar suporte a rede e todos os “futuros aparelhos que a Nintendo lançar” de acordo com Iwata. No vídeo é demonstrado um uso conceitual em que é possível acessar a rede pelo celular, então aguardem alguma integração com plataformas móveis vindo da Nintendo nesse quesito.

Você pode conferir o vídeo com os anúncios pré-E3 da Nintendo logo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

Vale dizer que muito do que foi apresentado no vídeo é conceitual, como o próprio Iwata disse. A apresentação na E3 vai ser focada mais em games e aplicações práticas dos conceitos mostrados pro MiiVerse e uso dos novos controles.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Canal Exclusivo

Relacionados