Arquivo Jogos

Microsoft anuncia integração com tablets, novas franquias e novidades no Xbox 360 na E3

Gus Fune
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Antes do início oficial das atividades da E3, as gigantes dos games apresentam todas as novidades em uma super coletiva de imprensa. Dando início a semana turbulenta no mundo dos games, a Microsoft abriu com uma apresentação com algumas novidades interessantes, mas nada surpreendente no mundo do Xbox.

A conferência começou com o trailer de Halo 4. O video de pouco mais de 2 minutos mostra uma nave da USNC caindo e Master Chief perdido em um planeta assistindo tudo. O vídeo não revela muito sobre o jogo, exceto o fato de que a nova ameaça alienígena é uma espécie de robô do espaço sideral. Também mostraram um pouco do gameplay, e dá pra ver que uma das novas armas é um raio de desintegração.


(Vídeo do YouTube)

Na sequência foram mostrados trailers de mais dois games de tiro. Counter-Strike: Global Offensive retoma a famosa série de tiro, agora em full HD e como um título de download, custando US$ 15 (aproximadamente R$ 30) e, além do Xbox 360, o jogo também deve vir pra PS3, PC e Mac. Outro título apresentado em um curto trailer foi Gears of War: Judgment, mas sem revelar muito da história ou do que esperar. Splinter Cell Blacklist também foi mostrado e mais novidades sobre o game serão apresentadas na conferência da Ubisoft.

Kinect e Xbox Music

Em seguida foram mostrados games de esporte. Madden NFL 2013, Fifa 2013 e Forza Horizon foram os destaques. Chamou atenção o uso de comandos de voz via Kinect nesses games.

Vários rumores apontavam o lançamento de um serviço de música vindo da Microsoft, e eis que surge o Xbox Music, serviço que deve iniciar as atividades com mais de 30 milhões de músicas. Ainda não temos detalhes se vai ser um serviço de compra de música ou streaming, com uma assinatura paga. Detalhes devem surgir no decorrer da semana.

A Nike fechou uma parceria com a Microsoft para oferecer alguns dos benefícios da linha Nike Plus no Xbox 360. Através do Kinect, será possível fazer exercícios customizados para suas necessidades e objetivos e integrar com a rede social da Nike. O Nike Plus Kinect Training deve chegar no fim do ano.

SmartGlass e Internet Explorer

O ponto alto da apresentação foi o anúncio do SmartGlass, uma nova integração do Xbox 360 com tablets (Android e iOS aparentemente) em que desenvolvedores poderão utilizar uma segunda tela para mostrar conteúdo extra. Familiar? Sim, lembra bastante o conceito por trás do game pad do Wii U.

SmartGlass integra Xbox 360 com tablets.

Dentre as possibilidades de uso demonstradas, a primeira foi ao assistir o streaming de Game of Thrones: no iPad era exibido um mapa de Westeros indicando os acontecimentos e contextualizando tudo que se passava na cena. Em um segundo exemplo, durante uma partida de NFL Madden, o jogador poderia customizar jogadas pelo tablet. O último exemplo foi no Halo 4, em que o jogador, ao descobrir um segredo, poderia acessá-lo pelo tablet sem ter que pausar o jogo.

O SmartGlass, junto de mais outra novidade, o Internet Explorer para Xbox 360, chegam no segundo semestre com o lançamento do Windows 8.

Novas franquias

A apresentação seguiu com apresentação de três novas franquias exclusivas para o console da Microsoft:

  • Ascend: New Gods: um game de ação com batalhas mitológicas. Lembrou muito a série God of War, que é exclusividade da Sony.
  • Lococycle: um game de motos futurísticas de alta velocidade. Me lembrou muito algo vindo de Tron. Não mostraram nada que possa dar a entender sobre o que o game é.
  • Matter: outro game que também ficou nebuloso o que ele seria. Aventura? Puzzle? Apenas mostraram cenários surreais com ambientação altamente tecnológica e indicaram que é uma criação de Gore Vesbinski, diretor da série Piratas do Caribe.


(Vídeo do YouTube)


(Vídeo do YouTube)


(Vídeo do YouTube)

Logo depois entrou a apresentação de Wreackateer, uma espécie de Angry Birds em 3D controlado via Kinect. Também foi apresentado South Park: The Stick of Truth, um novo game dentro do universo do desenho. Por último foi apresentado Dance Central 3, novo título de dança integrado ao Kinect, quando entrou ao palco o rapper Usher para demonstrar o gameplay.

Para fechar a coletiva, que foi relativamente insossa e sem grandes novidades comparada a dos anos anteriores, terminaram com 5 minutos de gameplay de Call of Duty: Black Ops 2, novo game da série. Outras novidades sobre os games e novas funcionalidades do Xbox 360 vão vir no desenrolar da E3. Já pros que esperavam por um novo console, só ano que vem pelo visto.

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque