Corning anuncia Willow Glass, um Gorilla Glass para telas flexíveis

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 dias
Willow Glass: vidro flexível como uma folha de papel.

A fabricante norte-americana Corning, detentora do Gorilla Glass, anunciou nesta semana o lançamento do Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que possui duas características peculiares: é flexível e fino. Extremamente fino. A Corning afirmou que o vidro pode chegar a apenas 0,05 milímetro, uma espessura próxima a de um fio de cabelo humano.

Apesar de ser bastante fino, o Willow Glass é bastante resistente e pode ser processado a uma temperatura de até 500ºC, uma característica que eles dizem ser “essencial para as telas de alta definição de hoje” e permitirá um processo de produção semelhante a impressão de um jornal. Além disso, a tecnologia poderá ser implementada em smartphones, tablets e notebooks com telas de OLED e LCD curvas ou até mesmo em superfícies não-planas.

A Corning já está enviando unidades de amostra do Willow Glass para fabricantes, institutos de pesquisa científica e consumidores com o objetivo de aprimorar sua tecnologia e construir um ecossistema completo em torno do vidro flexível resistente, com telas sensíveis ao toque e novos tipos de painéis.

Mas não espere um smartphone com WIllow Glass tão cedo. Alfred Poor, especialista na indústria de displays, afirma que o mundo inteiro está adaptado para produzir vidros “inflexíveis” feitos em fábricas extramemente caras. “A construção de uma fábrica de LCD nos dias de hoje custaria bilhões de dólares”, disse.

A fabricante, que lançou o Gorilla Glass 2 no ano passado, presente no Galaxy S III, também fez questão de mostrar o sucesso da sua tecnologia de vidros resistentes: o Gorilla Glass original, lançado em 2007, já foi utilizado em mais de 575 produtos de 33 fabricantes diferentes, estando presente em mais de 1 bilhão de dispositivos no mundo todo.

Difícil é encontrar uma aplicação bacana de vidro flexível.

Com informações: BBC News.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados