Snapdragon S4 passa no derradeiro teste da manteiga derretida

Vídeo coloca processador da Qualcomm ao lado de concorrentes no teste de superaquecimento.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

A Qualcomm vem dando o que falar num popular vídeo divulgado na internet que mostra a CPU Snapdragon S4 naquilo que eu eu chamo de derradeiro teste da manteiga. Tudo bem, o uso do termo “derradeiro” é abuso meu. Porém, o vídeo que você assiste abaixo mostra que, de fato, os processadores produzidos pela companhia esquentam menos do que alguns concorrentes — não revelados e selecionados a dedo pela Qualcomm, pode ter certeza.

Eu conversei com Roberto Medeiros, o diretor sênior para tecnologia na América Latina, que me explicou com que técnicas a companhia consegue produzir chips mais poderosos, com frequência alta e permanente. De acordo com o executivo, isso se deve a um envelopamento térmico exclusivo da Qualcomm que consegue lidar com mais energia e maior desempenho do processador sem entregar os pontos no quesito temperatura. Diferentemente dos concorrentes demonstrados no vídeo.

“A maioria dos processadores tem sensores para determinar a temperatura. Como gargalo, o chip diminui a frequência do processador para evitar o superaquecimento.” O vídeo divulgado pela empresa serve para comprovar que, de fato, o envelopamento atingido com os processadores Snapdragon S4 são mais poderosos. Ainda de acordo com Medeiros, as CPUs de concorrentes foram pensadas do ponto de vista genérico para atender tanto dispositivos ligados na tomada como móveis. Os da Qualcomm, por sua vez, são desenvolvidos desde o início para eletrônicos móveis e, devido a isso, funcionam melhor nesse cenário.

O envelopamento térmico, diz Medeiros, baseia-se em três premissas distintas: a miniaturização do chip, permitindo utilizar espaços menores para transmissão de eletricidade; a arquitetura ARM específica para dispositivos menores; e o controle de dissipação do chip com tecnologias proprietárias que ele não pode me dizer quais são.

Mapa térmico mostra temperatura em processador S4 e outros concorrentes

Todos esses fatores fazem com que o S4 se saia melhor do que os concorrentes. E que derreta a manteiga a 35ºC depois de mais tempo do que os chips “genéricos” (segundo o executivo) empregado por outros fabricantes. No fim das contas tem-se mais performance, menos gasto de energia e temperatura média mais baixa, diz o executivo. Seja para o consumidor final, seja para um pobre tablete de manteiga usado para fins científicos.

A Qualcomm não diz quais são os aparelhos reportados no vídeo. Porém, as pistas de quem assistiu ao conteúdo no YouTube mostram que se trata de um Motorola Razr  (processador TI OMAP a 1,2 GHz), um Galaxy S II (processador Exynos a 1,2 GHz e um HTC One S (Snapdragon S4 a 1,5 GHz).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados