Arquivo Aplicativos e Software

Mozilla trabalha em navegador minimalista para iPad

Junior é multiusuário e usa a engine WebKit.

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Apesar de não ser possível configurar outro browser como padrão no iPad, várias empresas já desenvolveram seus próprios navegadores para o tablet da Apple. O Opera Mini, velho conhecido dos feature phones, também está na App Store. A Mozilla, até agora, só liberou um aplicativo que sincroniza favoritos e abas entre um computador e um dispositivo iOS, chamado Firefox Home. Mas essa história deve mudar com o Junior, um navegador minimalista para iPad.

O Mozilla Junior tenta criar uma nova tendência de interface, assim como o Chrome fez nos desktops. A navegação é sempre feita em tela cheia e os comandos de navegação se resumem a um botão de voltar, avançar e atualizar a página. Um botão individual mostra a barra de endereços e dá acesso ao histórico de sites visitados.

Junior, a aposta da Mozilla para o iPad.

As abas, que estão presentes em praticamente qualquer navegador, foram embora. Em vez disso, temos apenas miniaturas dos sites visitados recentemente e elas só podem ser acessadas ao tocar num botão. E nada de engine Gecko no iPad: todos os navegadores para iOS devem usar o WebKit, mesmo motor do Chrome e do Safari.

Um diferencial do Junior é o suporte a múltiplas contas de usuário: como um tablet pode ser compartilhado entre parentes, a Mozilla decidiu que cada um deve manter seus próprios dados de navegação. Alex Limi, designer de interfaces da Mozilla, declarou que: “Nós queríamos desenvolver algo totalmente novo. Queríamos ver como poderíamos reinventar o navegador em um novo formato”. Ele também afirmou que a experiência de usuário do Safari no iPad é “miserável” e também acredita fortemente num futuro Google Chrome para iOS.

A experiência no Junior também não parece lá aquelas coisas, mas esperamos que a versão final esteja bem melhor – entretanto, ela deve demorar para ficar pronta. O Junior ainda é apenas um protótipo e muitas funções básicas ainda não estão implementadas. Para ver o que já foi feito, confira a apresentação completa da Mozilla (o Junior é mostrado a partir dos 30 minutos do vídeo).

Com informações: Engadget.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque