Apesar de não ser possível configurar outro browser como padrão no iPad, várias empresas já desenvolveram seus próprios navegadores para o tablet da Apple. O Opera Mini, velho conhecido dos feature phones, também está na App Store. A Mozilla, até agora, só liberou um aplicativo que sincroniza favoritos e abas entre um computador e um dispositivo iOS, chamado Firefox Home. Mas essa história deve mudar com o Junior, um navegador minimalista para iPad.

O Mozilla Junior tenta criar uma nova tendência de interface, assim como o Chrome fez nos desktops. A navegação é sempre feita em tela cheia e os comandos de navegação se resumem a um botão de voltar, avançar e atualizar a página. Um botão individual mostra a barra de endereços e dá acesso ao histórico de sites visitados.

Junior, a aposta da Mozilla para o iPad.

As abas, que estão presentes em praticamente qualquer navegador, foram embora. Em vez disso, temos apenas miniaturas dos sites visitados recentemente e elas só podem ser acessadas ao tocar num botão. E nada de engine Gecko no iPad: todos os navegadores para iOS devem usar o WebKit, mesmo motor do Chrome e do Safari.

Um diferencial do Junior é o suporte a múltiplas contas de usuário: como um tablet pode ser compartilhado entre parentes, a Mozilla decidiu que cada um deve manter seus próprios dados de navegação. Alex Limi, designer de interfaces da Mozilla, declarou que: “Nós queríamos desenvolver algo totalmente novo. Queríamos ver como poderíamos reinventar o navegador em um novo formato”. Ele também afirmou que a experiência de usuário do Safari no iPad é “miserável” e também acredita fortemente num futuro Google Chrome para iOS.

A experiência no Junior também não parece lá aquelas coisas, mas esperamos que a versão final esteja bem melhor – entretanto, ela deve demorar para ficar pronta. O Junior ainda é apenas um protótipo e muitas funções básicas ainda não estão implementadas. Para ver o que já foi feito, confira a apresentação completa da Mozilla (o Junior é mostrado a partir dos 30 minutos do vídeo).

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados