Uma falha descoberta recentemente no Internet Explorer permitia que um invasor entrasse no computador da vítima com os mesmos privilégios do usuário que acessou uma página maliciosa, tornando possível a execução de código remoto. A vulnerabilidade foi considerada crítica pela Microsoft e afetava versões recentes do Internet Explorer. Nesta sexta-feira (15), o script malicioso finalmente vazou na internet.

O vazamento do código já era esperado, inclusive pela própria Microsoft. Descoberta pela McAfee no dia 1º de junho, a falha “dia zero” estava sendo utilizada para invadir contas do Gmail, mas uma vulnerabilidade desse tipo abre inúmeras possibilidades de ataques, especialmente contra os usuários que acessam a internet em contas com permissões administrativas.

O script está disponível no Contagio (use o código para estudo, não para atacar os amiguinhos) e, conforme os logs do Virus Total, os principais antivírus já detectam o exploit para Internet Explorer 6, 7, 8 e 9. O vídeo abaixo demonstra o código em ação num Windows XP Professional com Internet Explorer 8:


(Vídeo do YouTube)

Ao acessar uma página maliciosa usando o Internet Explorer no Windows Vista e no Windows 7, o script ultrapassava a barreira de Prevenção de Execução de Dados (DEP, na sigla em inglês) e utilizava técnicas para evitar que o sistema de detecção de intrusos bloqueasse o exploit.

Para que o ataque fosse bem sucedido nas versões mais novas do Windows, era necessário que o usuário rodasse uma versão antiga do Java, o que não é tão incomum de se ver. Se os componentes do Java estiverem atualizados, o exploit não funcionará, mas mesmo assim o Internet Explorer sofrerá um erro e será fechado.

Script explorava falha crítica no Internet Explorer 6, 7, 8 e 9.

No Windows XP, a falha podia ser explorada por meio de qualquer plugin de terceiros. Nesse caso, o exploit tentava baixar e executar um arquivo hospedado nos servidores do Yahoo. Felizmente, o Yahoo removeu o executável assim que a Microsoft ficou sabendo da falha, evitando um espalhamento ainda maior do malware.

A vulnerabilidade foi corrigida pela Microsoft durante a Patch Tuesday, evento que ocorre toda segunda terça-feira do mês onde a empresa libera diversos pacotes de correção. Até o Internet Explorer 6 recebeu a atualização. Se você usa o Internet Explorer e não quer nenhum intruso no seu sistema operacional, basta manter o Windows atualizado.

Com informações: ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados