Flipboard para Android chega à versão final.

Dois anos após o lançamento da versão para iPad, o Flipboard finalmente está disponível para todos os usuários do Android. O aplicativo gratuito ganhou suporte a novos idiomas e integração com Google+ e YouTube, mas usuários de tablets Android ainda terão que se contentar em usar a versão para smartphones esticada.

O Flipboard é um aplicativo que transforma feeds RSS e conteúdos de redes sociais numa revista digital. Além de sincronizar dados com Google Reader, Instapaper, Pocket e Readability, o Flipboard exibe as atualizações dos seus amigos do Twitter ou Facebook num formato mais agradável de ser lido, inclusive permitindo interações, como comentários, retweets ou curtidas. Ele também possui integração com Instagram, LinkedIn, Flickr, Tumblr e outros serviços.

A nova versão ganhou integração com Google+ e suporta visualização de vídeos direto do YouTube. “Agora, qualquer um pode adicionar sua conta do Google+ ao Flipboard para visualizar histórias no seu feed de notícias, atualizações de pessoas nos Círculos e posts de páginas assinadas”, disse Mike McCue, CEO do Flipboard. O executivo completa: “Hoje temos mais de 2 mil parceiros de conteúdo espalhados pelo mundo e, agora, com a adição de Google+ e YouTube, temos todas as redes sociais populares para nossos leitores sentarem e aproveitarem”.

Má notícia para quem possui um tablet com Android: assim como grande parte dos aplicativos do robô verde, os tablets rodarão apenas um Flipboard para smartphones esticado, com rolagem de página para cima (e não para os lados, como ocorre no iPad) e uma interface não adaptada para as telas grandes.

Nada de versão adaptada para tablets Android por enquanto.

O lançamento de uma versão específica para os tablets Android não está no calendário do Flipboard. A diretora de marketing, Marci McCue, afirma que os desenvolvedores estão dando um passo de cada vez. “Nós vamos acompanhar o mercado de tablets, mas hoje o negócio é focar no iPad”, diz. A atitude é compreensível: apesar do Flipboard ser originalmente um aplicativo para tablets, uma pesquisa da Chitika concluiu que o iPad foi responsável por 91,07% do acessos à internet por tablets na segunda semana de junho.

A integração com os novos serviços também está disponível na nova versão para iPad, iPhone e iPod touch. Usuários de Android 2.2 ou superior podem instalar o Flipboard pela Play Store. No momento da redação desta notícia, o Flipboard foi avaliado por 2,3 mil usuários e possui nota de 4,5 estrelas. Vale a pena testar.

Não, não tem para Windows Phone.

Com informações: TechCrunch, GigaOM, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados