Falar de propaganda sempre levanta a questão do que merece a atenção do leitor de conteúdo — usuário, internauta… Chame do que quiser — naquele momento. Hoje a Microsoft mostrou algumas iniciativas interessantes e bem bonitas que vão ao encontro daquela filosofia de transformar o Windows em um sistema mais fácil de usar, mais parecido com o que vemos nos celulares e tablets e, portanto, mais aberto à publicidade. Resumindo, os anúncios aparecerão no meio dos aplicativos que você usa.

De acordo com  Jennifer Creegan, o próximo Windows dá aos anunciantes uma oportunidade única para contar histórias e criar experiências diferenciadas para os usuários. Pode chamar também de chances de impactar essa gente com publicidade que deve complementar os aplicativos. No exemplo fornecido pela companhia temos o aplicativo com as notícias do esporte, nativo do Windows 8 Release Preview (faça o download), com uma grande mensagem visual da fabricantes de itens esportivos Adidas ao fim da última “tela” (na horizontal).

Mensagem aparece no aplicativo de esportes do Windows 8

Clicar na imagem leva o consumidor em potencial para uma tela com informações da Adidas posicionadas seguindo as diretrizes visuais da Metro UI, a interface que virou a grande novidade do Windows 8. “Um simples clique” leva o consumidor de volta para a página anterior, diz a companhia num artigo publicado pelo site da Microsoft Advertising, o braço da empresa dedicado à propaganda.

Experiência de marca proporcionada pela Adidas

Essa demonstração fornecida pela Microsoft é até bem bonita e contextualizada com o assunto do aplicativo de esportes. Um assunto pode muito bem complementar o outro. É assim que a publicidade vem se comportando desde que o Google começou, há mais de uma década, a vender nossos dados em troca do acesso a tecnologias de maneira gratuita. A MS segue a mesma pegada num sistema que certamente chegará a milhões de consumidores, de fato ampliando o alcance de campanhas que normalmente chegam ao consumidor por meio de websites.

Outra demo feita no ano passado retratava um possível aplicativo agregador de feeds RSS para ler artigos e notícias que posicionava um banner de uma agência de viagens no meio dos ícones previstos para o visual panorâmico do Windows. Sim, o banner aparece integrado ao aplicativo. Até demais, podem pensar alguns proprietários de computadores.

Anúncio de viagens para o México no meio dos feeds assinados pelo consumidor

Eu me questiono sobre o impacto dos anúncios na experiência de uso do Windows 8. Vai melhorar ou piorar? Lembro que os primeiros anúncios no painel do Xbox 360 trouxe a mesma polêmica. Ora, o produto já estava pago. Por que a MS se achava no direito de colocar propaganda ali? Por outro lado, até agora não há informações de anúncios na parte principal do Windows — somente nos aplicativos que complementam a experiência de uso do sistema e dependem necessariamente de uma equipe que os mantenham atualizados, como o de notícias ou de esportes. O comprador do Windows 8 não pagou necessariamente por este serviço. Fica, pois, a cargo do anunciante faze-lo.

A Microsoft liberou o Advertising SDK para que desenvolvedores de aplicativos criem novos softwares com suporte ao sistema de publicidade do Windows 8. Não é uma característica dos apps feitos pela própria empresa e que, até onde sabemos, virão instalados de fábrica no sistema operacional (ainda que não seja fundamentais para a experiência de uso do computador, como é o caso dos apps de esportes e de leitura de notícias).

Atualização às 15h57.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados