Arquivo Celular

ICS está em mais de 10% dos Androids

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Números mais recentes sobre o uso das várias versões do Android (fragmentação?) nos mostram que o Ice Cream Sandwich (4.0) vem ganhando mais apelo junto ao público. Essa versão do sistema ultrapassou pela primeira vez os dois dígitos ao chegar a 10,9% do total de usuários do Android. Gingerbread concentra 64% dos aparelhos com a plataforma do Google.

Adoção das versões de Android

Dados para a quinzena de 19 de junho a 2 de julho mostram a evolução do ICS: foi um salto de 7,1% no início de junho para 10,9% nessa semana. Claro que a maior oferta de dispositivos com o ICS contribui para a popularização da plataforma. Galaxy S III e Motorola RAZR Maxx são alguns dos aparelhos à venda no Brasil com o Ice Cream Sandwich e várias atualizações foram programadas pelas fabricantes (os Xperias S, P e U e o Huawei Honor, para citar exemplos).

A ascensão do Android 4.0 contrasta com a queda no uso do Gingerbread. Se na mensuração anterior a versão parecia estagnada, agora confirmamos que perde participação de mercado frente a uma plataforma mais atual. Outras versões do Android também aparecem com constante queda nos gráficos fornecidos pelo site oficial para desenvolvedores.

Faz quase nove meses que o Ice Cream Sandwich foi anunciado pelo Google junto com a disponibilidade do smartphone Galaxy Nexus, produzido em parceria com a Samsung. Fico com a impressão de que o Google sequer deu tempo para a plataforma ganhar tração para, na semana passada, revelar o Android 4.1, mais conhecido como Jelly Bean.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque