Companhia aérea vai pesquisar passageiros no Google se algo der errado
British Airways quer saber quem são os clientes para oferecer serviço mais completo.
A companhia aérea British Airways inicia um novo programa de treinamento junto a seus funcionários chamado “Know Me” (conheça-me em tradução livre). Na prática, quer dizer que atendentes, equipe de solo e tripulação de aeronaves terão iPads à disposição para uma tarefa um tanto controversa quando lembramos daquele velho conceito de privacidade: pesquisar pelo nome dos passageiros no Google Imagens.
A ideia é fornecer um atendimento mais completo e proativo, diz a companhia.
Não se assuste se você estiver no aeroporto internacional de Heathrow e algum funcionário da companhia britânica vier falar contigo assim, do nada. Um dos responsáveis pela relação com consumidores disse que este atendimento deve chegar a 4,5 mil clientes já no fim desse ano.
Há algumas situações previstas para colocar o Know Me em prática, entre elas o atraso de voos. Atendentes irão em busca do passageiro para pessoalmente se desculpar pelo ocorrido e ainda agradecer que ele prefira continuar voando com a British Airways. A companhia promete combinar as informações do Google com aquelas na base dados para saber o histórico do passageiro, se teve problemas antes etc.
Claro que os defensores da privacidade reclamam da decisão. Não é por que você comprou uma passagem aérea que dá direito de vasculharem fotos suas na internet, ainda que seja para prestar um serviço teoricamente mais completo. De qualquer forma, a British Airways diz que segue toda a legislação britânica para proteção de dados de clientes.