Fotos mostram protótipo do iPad feito há dez anos

Tablet estava sendo desenvolvido antes do lançamento do primeiro iPhone.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias
Protótipo do iPad apoiado em copinhos | Clique para ampliar

No começo da década passada, quando os primeiros tablet PCs com Windows XP começavam a ser lançados no mercado, a Apple trabalhava em um dispositivo bem parecido com o atual iPad. Os desenhos de um dos primeiros protótipos do iPad foram liberados num processo judicial da Apple contra a Samsung em dezembro de 2011. Jony Ive, o responsável pelo design dos produtos da Apple, revelou que as imagens foram feitas “entre 2002 e 2004”.

O protótipo era bem parecido com o iPad vendido atualmente. O conector achatado, as bordas arredondadas, o vidro envolvendo toda a parte frontal e a marca da Apple na traseira estavam presentes, mas o aparelho não possuía botão Home e era muito, mas muito mais grosso. As dimensões não foram reveladas, mas uma das fotos mostra um homem segurando o tablet e sugere um tamanho bem parecido com o iPad de 9,7 polegadas.

iPad estava sendo desenvolvido há quase uma década antes de ser lançado

O AppleInsider lembra que as imagens confirmam uma história contada por Steve Jobs durante a conferência AllThingsD em 2010, quando disse que a Apple desenvolvia um tablet com tela sensível ao toque mesmo antes de o iPhone se tornar realidade.

Steve Jobs imaginava um dispositivo com tela multitouch que permitiria aos usuários digitar com os próprios dedos. Quando o falecido CEO da Apple viu um protótipo da nova tela e a interface do sistema, pensou em desenvolver um celular com a mesma tecnologia. “Então nós colocamos o tablet de lado e começamos a trabalhar no iPhone”, disse Jobs.

De acordo com Jony Ive, o tablet referido apenas como “mockup 035” foi imaginado na época em que a Apple estava explorando conceitos de design que um dia se tornariam o iPad, produto que só foi anunciado em janeiro de 2010. Se o iPad fosse realmente lançado seis ou oito anos antes, será que ele faria sucesso ou seguiria o mesmo destino dos tablet PCs?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados