Arquivo Celular

Fotos mostram protótipo do iPad feito há dez anos

Tablet estava sendo desenvolvido antes do lançamento do primeiro iPhone.

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

No começo da década passada, quando os primeiros tablet PCs com Windows XP começavam a ser lançados no mercado, a Apple trabalhava em um dispositivo bem parecido com o atual iPad. Os desenhos de um dos primeiros protótipos do iPad foram liberados num processo judicial da Apple contra a Samsung em dezembro de 2011. Jony Ive, o responsável pelo design dos produtos da Apple, revelou que as imagens foram feitas “entre 2002 e 2004”.

Protótipo do iPad apoiado em copinhos | Clique para ampliar

O protótipo era bem parecido com o iPad vendido atualmente. O conector achatado, as bordas arredondadas, o vidro envolvendo toda a parte frontal e a marca da Apple na traseira estavam presentes, mas o aparelho não possuía botão Home e era muito, mas muito mais grosso. As dimensões não foram reveladas, mas uma das fotos mostra um homem segurando o tablet e sugere um tamanho bem parecido com o iPad de 9,7 polegadas.

iPad estava sendo desenvolvido há quase uma década antes de ser lançado

O AppleInsider lembra que as imagens confirmam uma história contada por Steve Jobs durante a conferência AllThingsD em 2010, quando disse que a Apple desenvolvia um tablet com tela sensível ao toque mesmo antes de o iPhone se tornar realidade.

Steve Jobs imaginava um dispositivo com tela multitouch que permitiria aos usuários digitar com os próprios dedos. Quando o falecido CEO da Apple viu um protótipo da nova tela e a interface do sistema, pensou em desenvolver um celular com a mesma tecnologia. “Então nós colocamos o tablet de lado e começamos a trabalhar no iPhone”, disse Jobs.

De acordo com Jony Ive, o tablet referido apenas como “mockup 035” foi imaginado na época em que a Apple estava explorando conceitos de design que um dia se tornariam o iPad, produto que só foi anunciado em janeiro de 2010. Se o iPad fosse realmente lançado seis ou oito anos antes, será que ele faria sucesso ou seguiria o mesmo destino dos tablet PCs?

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque